Promovida pelo Governo do Estado, unidade está localizada no Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) e significa um importante passo para a exportação da nossa cultura e da nossa arte
O Governo de Pernambuco inaugurou, nessa quinta-feira (24), a primeira loja do Artesanato de Pernambuco fora do Estado – e já em outro país: dentro do Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB), situado na cidade do Porto, em Portugal. A abertura da unidade portuguesa ocorre por meio de parceria firmada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) com o IPPB e representa uma ação significativa de promoção à exportação da produção artesanal de todo o Estado para o mercado europeu.
Com projeto arquitetônico de Roberta Borsoi, a loja possui 50 metros quadrados e abre as portas com cerca de 200 peças. Trata-se de uma curadoria inicial, mas já relevante e capaz de demonstrar a pluralidade do Artesanato de Pernambuco. Entre as obras, há de mestres como Nicola (Jaboatão dos Guararapes), Luiz Antônio (Caruaru), Cida Lima e Neguinha (Belo Jardim); Fida (Garanhuns), Luiz Benício (Buíque), Bezinho Kambiwá (Ibimirim), Marcos (Sertânia), Irineu do Mestre (Salgueiro) e Mazinho (Lagoa Grande).
Também terão seus trabalhos expostos e comercializados pela loja do IPPB artesãs, artesãos e associações como Alcione Freitas (Paulista), que trabalha com papel machê e papietagem; Ana Santiago (Recife), Edjane Cabral (Paudalho) e Bonecos de Pilão (Tracunhaém), da cerâmica contemporânea; Francisca Xukuru (Pesqueira), da renda renascença; Bacaro Borges e Pablo Borges (Bezerros), herdeiros da xilogravura de J. Borges; Tapeçaria Timbi (Camaragibe) e Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro.
“Esta inauguração é um marco de uma política pública consolidada, que enxerga na economia criativa uma estratégia de valorização da identidade cultural do nosso povo e também de desenvolvimento sustentável. Pernambuco chega à Europa com histórias e saberes, tradição e inovação, mostrando que respeita o fazer artesanal e que acredita no potencial da cultura como vetor econômico”, detalha Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe.
As lojas do Artesanato de Pernambuco são uma política pública iniciada em 2003, com a inauguração do Centro de Artesanato de Bezerros, no Agreste, e depois com o Centro de Artesanato de Pernambuco, como é conhecida a loja do Armazém 11, no Marco Zero do Recife. Atualmente, há unidades também no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Olinda) e no Shopping Tacaruna. As lojas, assim como a Fenearte, atendem ao PAPE – Programa do Artesanato de Pernambuco, instituído por lei estadual e executado pela Adepe.
“Durante os quase 365 dias do ano, as lojas são uma importante vitrine e canal de vendas para as artesãs e os artesãos. Contar com uma loja na Europa é ampliar essa exposição e a geração de renda. Também é importante dizer que, sendo uma política pública de fomento ao artesanato, as lojas comercializam cada peça pelo valor atribuído pelo artesão. Quando ocorre a venda, ele recebe a exata quantia que indicou no ato de consignação”, explica Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.
A loja do Artesanato de Pernambuco no Instituto Pernambuco-Porto Brasil abre ao público no próximo sábado, dia 26 de julho, quando a instituição comemora três anos de fundação e realiza o 1º Festival de Verão no Porto, que promoverá, além do artesanato, a música e a gastronomia pernambucanas. As ações são fruto de articulação entre o IPPB e o Governo do Estado, através da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), e envolvem, ainda, a Secretaria de Cultura e a Sec. de Turismo e Lazer do Estado.
Para o instituto, que foi criado para ser um elo entre as expressões culturais pernambucanas e o público europeu, a loja do Artesanato de Pernambuco é um marco na missão do IPPB de difundir a cultura popular brasileira e fortalecer os laços culturais entre o Brasil e Portugal. “Através da loja, a comunidade local e turistas terão a oportunidade de levar para casa a força e a beleza do artesanato de Pernambuco, que carrega histórias e tradições”, destaca o presidente do Instituto, Zeferino Ferreira da Costa.
SERVIÇO
Loja do Artesanato de Pernambuco no Instituto Pernambuco-Porto Brasil
Quando: abertura para o público a partir do dia 26 de julho
Onde: Rua das Estrelas, 143, Campo Alegre – Porto/PT. C.P. 4150-762
Contatos: +351 226 008 224 / +55 41 99674-0243
Mais informações: pelo Instagram @institutopernambucoporto