95 toneladas de mel são embarcadas rumo aos EUA, após 3 dias de tensão

Compradores norte-americanos haviam suspendido o envio, com receio da carga chegar ao país após o início da taxa de 50% decretada por Trump; liberação ocorreu após pressão dos produtores brasileiros

O embarque de contêineres com 95 toneladas de mel orgânico, produzido no Piauí, foi liberado, na noite de domingo (13/7), após três dias de suspensão. A confirmação foi feita hoje (14) pela Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), que informou que a liberação ocorreu após o apelo dos produtores brasileiros aos clientes norte-americanos.

A remessa estava travada no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, localizado a mais de 500 km da sede da Casa Apis (em Picos, no Piauí). Os compradores dos Estados Unidos haviam solicitado a suspensão da remessa por receio do produto chegar ao país norte-americano após o início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, decretada pelo presidente do país, Donald Tump, e que entra em vigor a partir de 1º de agosto.

“Há mais de 15 anos trabalhamos com esses clientes. Fomos surpreendidos na sexta-feira com a solicitação de suspensão, mas, graças a Deus, recebemos a notícia de que o embarque foi liberado após nosso pedido”, afirmou o presidente da Central de Cooperativas, Sitônio Dantas.

Contratos assinados

“O que foi suspenso foi apenas o envio, não os negócios”, segundo Dantas. Ele acrescentou que os contratos estão assinados até dezembro e que, além das mil toneladas embarcadas ao longo do primeiro semestre de 2025, a expectativa é de que mais mil sejam exportadas até o fim do ano.

Verifique também

PRF detém quatro suspeitos de saquear carga de caminhão em Salgueiro

Grupo foi detido no momento em que colocava sacas de ureia em caminhonete Quatro homens …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online