SEDEPE celebra a pluralidade do Empreendedorismo Pernambucano por meio de empreendimentos da Economia Solidária presentes no estande da  25ª Fenearte

O espaço institucional reúne 20 empreendimentos de diferentes regiões do estado e destaca a força do empreendedorismo popular e criativo de Pernambuco

O estande da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) leva um reforço importante para a Economia Solidária pernambucana na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), aberta nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções, em Olinda. O espaço já se destaca entre os visitantes por reunir, em um mesmo local, 20 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) oriundos de diversas regiões do estado, com produtos que vão da moda artesanal à gastronomia tradicional.

Os grupos foram selecionados por meio de edital de chamamento público e participam gratuitamente da feira, com apoio logístico e estrutural da SEDEPE. Para o Secretário Executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da pasta, Leonardo Dias, o estande representa uma importante oportunidade de valorização e visibilidade dos talentos locais.

“É uma felicidade ver a força do empreendedorismo local representada aqui na Fenearte. Este espaço é uma vitrine para que esses artesãos mostrem seu talento ao Brasil e ao mundo, gerando renda e valorizando nossa cultura”, afirmou Léo Dias.

ESTANDE – Localizado entre as ruas 20 e 21 da feira, do número 547 ao 551, o estande da SEDEPE é também uma vitrine da diversidade produtiva do estado. Estão presentes expositores dos municípios de Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Pesqueira, Feira Nova, Tacaratu, Serra Talhada e Poção, promovendo desde trabalhos com material reciclado até produtos oriundos da agricultura familiar.

“Esse é um momento de muita alegria. O Governo do Estado tem muito apreço pela cultura do nosso povo, pelos seus artesãos. Convidamos o público para conhecer o nosso estande, que está lindo, com muitos produtos, bem diversificado. Estaremos aqui compartilhando a cultura do nosso estado todos os dias do evento”, ressaltou Roberta Bezerra, gerente de Micro e Pequena Empresa da SEDEPE.

Um dos destaques é a participação do Grupo Mulheres de Novo Cajueiro, do município de Pesqueira, no Agreste. Representado por 14 mulheres entre 18 e 65 anos, o grupo integra a Associação da Agricultura e Renda Familiar Novo Cajueiro e desenvolve doces, bolos e biscoitos derivados de ingredientes produzidos localmente.

“O grupo surgiu em 2011, a partir da necessidade do povoado em que a gente morava, onde as famílias agricultoras não tinham muito o que fazer com a produção”, explica Rayanne Araújo, 23 anos, integrante do grupo. “Desde então, trabalhamos elaborando doces, bolos e bolachas, e comercializamos esses produtos em feiras, de onde retiramos nossa renda”, relata.

Para a jovem empreendedora, participar da Fenearte gratuitamente é uma grande oportunidade. “Só conseguimos participar de eventos dessa proporção por meio de edital, mostrando os nossos produtos para todo o país, e passando a receber encomendas de dentro e de fora do estado”, comemorou.

ABERTURA – A cerimônia de abertura da 25ª Fenearte foi conduzida pela governadora Raquel Lyra, que percorreu os estandes e destacou a importância do evento para o fortalecimento do artesanato e da economia criativa do estado. “Artesanato, arquitetura, mobiliário: tudo anda junto. É assim que movimentamos a nossa economia, valorizando o que Pernambuco tem de mais autêntico”, declarou a gestora.

O estande da SEDEPE funciona nos mesmos horários da feira — das 14h às 22h (segunda a sexta) e das 10h às 22h (sábados e domingos) — e oferece opções de pagamento em cartão, pix ou dinheiro. Além dos produtos, o público pode se informar sobre os serviços prestados pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e pela Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), entidades vinculadas à secretaria.

Verifique também

Após tarifaço de Trump contra o Brasil, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas

O mercado de mel foi impactado diretamente com o anúncio feito pelo presidente dos Estados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online