A Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária (CIRA) realizou nesta terça-feira, dia 08/07/2025, uma reunião ordinária que contou com a presença do gerente do Banco do Brasil, para discutir o novo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para irrigação nos assentamentos da reforma agrária.
O objetivo da CIRA é preparar os assentamentos da reforma agrária para a irrigação, visando melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos agricultores familiares. A irrigação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos, pois pode melhorar a segurança alimentar, gerar renda e reduzir a vulnerabilidade dos agricultores às condições climáticas adversas.
Durante a reunião, o gerente do Banco do Brasil apresentou as novas diretrizes e oportunidades do PRONAF para irrigação nos assentamentos da reforma agrária. A reunião foi presidida pelo Coordenador Geral da CIRA, Rosalvo Antonio, e secretariada por Isália Damasceno, e contou com a participação de 27 lideranças comunitárias da área de reforma agrária, dentre os quais os presidentes dos assentamentos: Terra da Liberdade, Idenildo Damião; Agua Viva 1, Juarez; Assentamento São Francisco, Francisco João; Assentamento 1º de Maio, Maria José; José Ramos, Maria de Lourdes; Josias e Samuel, Ailton Clementino; Assentamento São Paulo, representado por José Cícero. Pela CIRA, além de Rosalvo e Isália, participaram Aldemira Maria, da ASTRAF; Dr. Maxwell, representando a CODEVASF; Dr. Fábio, INCRA; Profº Marlon, IF Sertão; Lícia Maria, EMBRAPA.
Durante a reunião, houve a participação de todos, tirando dúvidas. O banco ficou incumbido de fazer uma agenda para ir nos assentamentos da reforma agrária. Rosalvo avaliou a reunião como positiva e pediu agilidade nos processos, pois são assentamentos que esperam há mais de vinte anos, sem água para plantar, mesmo o canal passando em muitos casos por dentro dos assentamentos, como é o caso do Terra da Liberdade, que já espera há 23 anos.
Outro tema tratado foi a pedologia, que é o estudo do solo, que num acordo entre IF Sertão e INCRA, a partir do trabalho da CIRA, está sendo feito mediante a colaboração de professores e faltando apenas a memória descritiva para ser disponibilizado. A pedologia é um dos pré-requisitos para a concessão do uso da água por parte da CODEVASF.
Dentre outros a reunião registrou a presença de D. Maria, que tem 86 anos, mas não desiste de lutar pelos seus direitos. D. Maria chegou com menos de 60 anos no assentamento e seu maior sonho é ver o assentamento irrigado para ver fartura nas mesas.
Finalizando, o presidente da CIRA agradeceu a presença de todos e todas e renovou o convite para a manhã do dia 09/07/2025, participarem, direto da CODEVASF, via videoconferência, de reunião com a participação de representantes do MDA, para dar sequência às tratativas iniciadas na primeira reunião, que ocorreu no dia 03 do mês de junho de 2025.