O Aeroporto de Petrolina, sob gestão da Motiva, apoia o maior programa privado de fomento à educação baseada na natureza do País. A iniciativa, chamada Escolas Baseadas na Natureza, é promovida pelo Instituto da Motiva e oferece gratuitamente formação continuada e materiais pedagógicos para professores e gestores do ensino fundamental de escolas municipais.
Com abrangência nacional, o programa já nasce presente em 280 cidades brasileiras, incluindo municípios goianos, e tem potencial de beneficiar mais de 3,5 milhões de professores e 170 mil estudantes de forma indireta. A formação, com carga horária de 40 horas, é 100% online e aberta a qualquer educador do País. Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no site www.escolasebn.com.br.
A proposta é fortalecer o vínculo entre educação e natureza, capacitando educadores a desenvolverem práticas pedagógicas que coloquem o meio ambiente no centro da aprendizagem. O curso aborda temas como crise climática, soluções baseadas na natureza e desenvolvimento integral dos estudantes, além de propor a criação de projetos práticos aplicáveis à realidade das escolas.
A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional da Educação (PNE), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Educação Ambiental. Em Goiás, a expectativa é que o programa contribua para transformar o ambiente escolar e ampliar o acesso de crianças e jovens a espaços verdes e experiências educativas mais conectadas com o território.
“O Instituto da Motiva tem como missão ser um indutor do desenvolvimento de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis no Brasil. Para enfrentar os grandes desafios dos centros urbanos, investir em educação é um elemento central pelo seu efeito multiplicador. Investir nas escolas e no ensino é construir um futuro menos desigual e com mais oportunidades para todos. Por meio do Escolas Baseadas na Natureza, colaboramos para a superação dos desafios atuais da educação no Brasil e contribuímos para formar cidadãos protagonistas na agenda climática”, afirma a presidente do Instituto Motiva, Renata Ruggiero.
Além da formação, o programa também prevê o lançamento do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza, que vai reconhecer cinco escolas públicas com projetos de destaque em educação ambiental. O prêmio destinará R$ 500 mil para a implementação das propostas, com apoio técnico e pedagógico.
O lançamento oficial do programa ocorreu durante o TEDx Amazônia, em Belém (PA), evento que reuniu especialistas e lideranças para discutir soluções para os desafios ambientais do planeta.
Sobre o Aeroporto de Petrolina: Atende o sertão pernambucano com voos para importantes centros urbanos do país. É um conector essencial para o desenvolvimento regional e a mobilidade da população. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.