Aeroporto de Petrolina apoia maior programa privado de educação baseada na natureza do Brasil

O Aeroporto de Petrolina, sob gestão da Motiva, apoia o maior programa privado de fomento à educação baseada na natureza do País. A iniciativa, chamada Escolas Baseadas na Natureza, é promovida pelo Instituto da Motiva e oferece gratuitamente formação continuada e materiais pedagógicos para professores e gestores do ensino fundamental de escolas municipais.

Com abrangência nacional, o programa já nasce presente em 280 cidades brasileiras, incluindo municípios goianos, e tem potencial de beneficiar mais de 3,5 milhões de professores e 170 mil estudantes de forma indireta. A formação, com carga horária de 40 horas, é 100% online e aberta a qualquer educador do País. Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no site www.escolasebn.com.br.

A proposta é fortalecer o vínculo entre educação e natureza, capacitando educadores a desenvolverem práticas pedagógicas que coloquem o meio ambiente no centro da aprendizagem. O curso aborda temas como crise climática, soluções baseadas na natureza e desenvolvimento integral dos estudantes, além de propor a criação de projetos práticos aplicáveis à realidade das escolas.

A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional da Educação (PNE), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Educação Ambiental. Em Goiás, a expectativa é que o programa contribua para transformar o ambiente escolar e ampliar o acesso de crianças e jovens a espaços verdes e experiências educativas mais conectadas com o território.

“O Instituto da Motiva tem como missão ser um indutor do desenvolvimento de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis no Brasil. Para enfrentar os grandes desafios dos centros urbanos, investir em educação é um elemento central pelo seu efeito multiplicador. Investir nas escolas e no ensino é construir um futuro menos desigual e com mais oportunidades para todos. Por meio do Escolas Baseadas na Natureza, colaboramos para a superação dos desafios atuais da educação no Brasil e contribuímos para formar cidadãos protagonistas na agenda climática”, afirma a presidente do Instituto Motiva, Renata Ruggiero.

Além da formação, o programa também prevê o lançamento do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza, que vai reconhecer cinco escolas públicas com projetos de destaque em educação ambiental. O prêmio destinará R$ 500 mil para a implementação das propostas, com apoio técnico e pedagógico.

O lançamento oficial do programa ocorreu durante o TEDx Amazônia, em Belém (PA), evento que reuniu especialistas e lideranças para discutir soluções para os desafios ambientais do planeta.

Sobre o Aeroporto de Petrolina: Atende o sertão pernambucano com voos para importantes centros urbanos do país. É um conector essencial para o desenvolvimento regional e a mobilidade da população. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Verifique também

No sertão pernambucano, PRF salva homem que tentou se incendiar dentro de viatura

Com auxílio de um isqueiro, o preso ateou fogo ao veículo. Atuação dos policiais evitou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online