Em meio a tensão entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, o Poder Judiciário entra em campo para evitar maiores consequência por conta do embate. Após divergências entre o Presidente Lula com sua equipe econômica e o presidente da câmara dos deputados, as redes sociais se tornaram campo de disputa com criticas de seguidores de ambas as partes.
Até o presidente Lula foi usado como garoto propaganda para a campanha do PT a favor da taxação dos super ricos, o mesmo esteve na Bahia no ultimo dia 2 de julho para comemorar o dia da consagração da independência do Brasil. Lula exibiu cartaz com a seguinte frase: ‘taxação dos super ricos’. O presidente estava ao lado do governador baiano, Jeronimo Rodrigues.
Após ambos os lados e o Psol recorrerem ao STF sobre o imbróglio do IOF, o presidente da Corte Suprema do Brasil designou o ministro Alexandre de Moraes para ser o relator. A princípio muitos temiam pelo jeito até então de tomar decisões de Moraes, no entanto, o mesmo deu uma tacada de mestre ao chamar ambas as partes para uma mesa de negociação.
Em sua decisão desta sexta-feira (04) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o decreto do governo federal que elevava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e também o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que havia anulado a medida. Com isso, seguem valendo as taxas anteriores ao aumento.
Se tudo terminar conforme planejado pelo Magistrado, Moraes vai sair desse embate entre Executivo e Legislativo como o grande salvador da Pátria. Ao mesmo tempo em que vai ganhar apoio popular para futuras decisões, inclusive em relação aos temas ligados a tentativa de golpe de Estado. Barroso foi preciso na escolha, para ajudar na popularidade do colega.