Fabio Lizandro foi eleito prefeito do maior município do sertão Central de Pernambuco em 2024, com a esperança de que faria uma gestão onde os mais necessitados fossem os primeiros da fila no atendimento publico. Mais da metade do primeiro ano de sua gestão as criticas começam a aparecer, principalmente é claro por parte da oposição que cobra resultados e eficiência.
Em sua primeira oportunidade para demonstrar capacidade de articulação politica em favor da governadora, o prefeito falhou e a oposição deu um banho inclusive deixando a governadora em situação de constrangimento. PSB de Salgueiro que já governou o município e varias oportunidades, aproveitou a falha do prefeito Fabinho e montou uma torcida para João Campos.
As cenas registradas no final de maio na cidade de Salgueiro, repercutiram bastante e causou perplexidade em muita gente. Isso porque o prefeito é aliado de primeira hora da governadora, o que deixaria ele com a tarefa de preparar uma torcida de peso para abafar qualquer manifestação contraria ao governo de Raquel Lyra em sua cidade e no espaço todinho seu.
Já no campo politico local, a oposição vem afiando o discurso. Mariano Barros, disse na tribuna que a administração de Fabinho Lizandro tem que respeitar o Legislativo e as Leis do Município. O parlamentar fez critica a prefeitura por descumprir a Lei que garante que artistas da terra abram os grandes shows, segundo ele a gestão agiu de má fé com esses profissionais da musica.
Enquanto que o vereador Veronaldo Gonçalves fez seu pronunciamento na tribuna denunciando o abandono por parte da administração do prefeito Fabinho Lizandro, em relação ao povo de Umãs e de toda zona rural do Município que segundo ele vem sendo esquecida pela atual gestão e pede mais ação em favor de quem mais precisa.
Fazendo referencia a necessidade de um olhar mais atencioso por parte do poder publico municipal para a questão do abastecimento de agua, o vereador fez a seguinte indagação: “Até quando o povo vai sofrer com a falta d’água na zona rural?” O mesmo lembra a importância do liquido precioso na casa da população, lembrando ainda que se trata de uma necessidade urgente.
Com relação ao fato ocorrido na cerimônia de duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, em Salgueiro, no Sertão do Estado, onde a oposição aproveitou para aplaudir o prefeito do Recife e vaiar a governadora, alguns prefeitos da região foram enfáticos e disseram que esse tipo de situação não aconteceria em sua cidade com vaias da oposição sendo suprimidas.