Professores de Lagoa Grande receberão Certificação em Libras conforme Projeto de Educação Inclusiva do município

A formação continuada dos profissionais que atuam com o público-alvo da educação inclusiva em Lagoa Grande/PE, vem sendo uma prioridade da Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc). A Seduc promoverá nesta sexta-feira, 4/07, às 11h, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), o encerramento do Curso Básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais – com a entrega de certificados aos docentes participantes que incluem professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipal, estadual e privada, além dos profissionais do NAIP (Núcleo de Atendimento Psicossocial Inclusivo). O curso integra o projeto “Educação em Movimento – Libras: Caminhos para uma Inclusão que Transforma”.

Para a professora Josefa Poliana, analista de Educação Inclusiva do município, o curso tem destaque na formação e relevância no processo de comunicação e inclusão dos estudantes surdos, dando continuidade às ações do plano de ação da Secretaria de Educação no aprimoramento aprimoramento da rede com a formação dos professores na educação inclusiva.

“Esse planejamento terá continuidade no segundo semestre com o Curso de Braille que será ministrado pela professora Sara Carvalho. A formação em Braille é fundamental para garantir a inclusão dos estudantes com deficiência visual, proporcionando-lhes acesso autônomo ao conteúdo escolar e à leitura do mundo”, assinalou Poliana.

A Secretaria de Educação de Lagoa Grande reafirma seu compromisso com a inclusão, por meio de uma política educacional que visa garantir a participação ativa de alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem, assegurando qualidade, equidade e respeito às suas especificidades. “A proposta é oferecer o suporte necessário, eliminar barreiras e atender às necessidades específicas, para que esses estudantes se tornem sujeitos autônomos e agentes participativos na sociedade”, afirma a secretária Joseilde Paulino.

Atualmente, a rede municipal atende 420 alunos com deficiência, dos quais 275 possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de 65 alunos com transtornos ou déficits de aprendizagem. Diante dessa realidade, a Secretaria tem intensificado ações de acompanhamento, capacitação e suporte técnico para garantir um ambiente educacional inclusivo. E com o NAIP, tem atuado diretamente nas escolas da rede, com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fisioterapeuta, psicopedagogas, assistente social e técnicas em Educação Inclusiva.

“O trabalho é conduzido com foco nas necessidades individuais de cada aluno, promovendo um atendimento humanizado e eficaz, fortalecendo também os vínculos familiares”, acrescentou a coordenadora do NAIP, professora Deilde Higino. O município conta com 14 Salas de Recursos Multifuncionais, estrategicamente distribuídas entre escolas da sede e da zona rural.

A mais recente foi inaugurada na Escola de Tempo Integral Professora Palmira de Souza. Além disso, 160 monitores escolares oferecem suporte direto aos alunos com deficiência dentro das salas de aula regulares.

“Conforme determinou a nossa prefeita Catharina Garziera, a Secretaria de Educação segue firme em sua missão de construir uma educação inclusiva, democrática e transformadora, abrindo caminhos e eliminando barreiras”, concluiu a secretária Joselide Paulino.

Verifique também

Desenvolvimento e Sustentabilidade: Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e é primeira mulher a comandar a Agência

Prestes a completar 60 anos, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Adepe, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online