O primeiro cabroboense a sentar numa cadeira da Alepe como deputado estadual foi o saudoso Manoel de Souza Santos, ele faleceu aos 100 anos de idade em 5 de agosto de 2022. Seu Né Santos como era carinhosamente conhecido em Cabrobó e toda região, foi vereador e prefeito da cidade sertaneja – à época, Orocó pertencia a Cabrobó.
Né Santos foi deputado estadual no período do Regime Militar de 1967 a 1970, só em 1986 é que os cabroboenses tiveram outra oportunidade de votar em um candidato a deputado estadual sendo filho da terra. Em 1986 Valdemar Ramos foi candidato pelo MDB, ficou na suplência e chegou a assumir a vaga no ano de 1988.
O médico Dr. Dermeval foi o 3º cabroboense a disputa uma vaga na Alepe, a primeira vez foi em 1994 quando era vice-prefeito do município. Naquele pleito Dermeval obteve uma votação no Estado de 11.907 votos, sendo que 5.491 de sua cidade. Dermeval foi candidato pela segunda vez em 2002, saiu da eleição com 4.725 votos em Cabrobó e 9.441 em todo Estado.
Na primeira campanha para deputado estadual de Dr. Dermeval o prefeito da cidade era João de Né Grande, o médico fez dobradinha com o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira. Dermeval chegou a assumir a vaga por alguns meses, assim como foi com Valdemar o governador era Miguel Arraes. Em sua segunda campanha, Dermeval era vereador e seu irmão prefeito.
Em uma única eleição Cabrobó teve dois candidatos a deputado estadual, isso foi em 2006 e nessa época o prefeito era Eudes Caldas. Eudes apoiou a candidatura de Augusto Cesar Filho, sendo ele o majoritário em Cabrobó. Na linha oposta ao gestor do município estava Edgar Caldas e Dim Saraiva, ambos eram vereadores aliados do prefeito Eudes Caldas.
Contou em favor de Edgar sua história na política local e o amplo conhecimento na região, por essa razão saiu das urnas do pleito de 2006 com 4.311 votos sendo que 3.742 foram de eleitores cabroboenses. Já Dim Saraiva teve um pouco menos que Edgar, sendo votado por 1.814 eleitores em todo Estado de Pernambuco e 1.392 eleitores na cidade de Cabrobó.
2026 vem chegando com expectativa de que muitos sertanejos vão entrar na disputa por uma vaga na Alepe, o que ajudaria e muito a região com mais representatividade no Poder Legislativo Estadual. Ainda não há nenhuma movimentação em Cabrobó nesse sentido, apenas de que a luta deve ser por uma vaga na Câmara Federal como foi em 2022.