O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exibiu nesta 4ª feira (2.jul.2025) um cartaz contendo uma manifestação da campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, criada pelo PT (Partido dos Trabalhadores).
Lula compartilhou o registro nas redes sociais e disse: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”. O petista esteve em Salvador (BA) durante caminhada em comemoração ao 2 de julho, dia da consagração da independência do Brasil.
Nas redes, parlamentares como o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e apoiadores do governo Lula endossaram a campanha para aumento de tributos para os mais ricos, além de repercutirem a frase “agora é a vez do povo”.
No X (antigo Twitter), os 3 primeiros termos no mecanismo de ranqueamento “Trending Topics” são “congresso da mamata”, “agora é a vez do povo” e “hugo motta traidor”, em referência a desentendimentos entre os Poderes Legislativo e Executivo.
“TAXAÇÃO BBB”
O governo do presidente Lula tem enfrentado resistência no Congresso em relação à taxação dos mais ricos para compensar a isenção do IR para os rendimentos de até R$ 5.000, promessa de campanha do petista. A previsão é que o projeto seja analisado na Câmara e no Senado no 2º semestre.
Recentemente, o presidente e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sofreram derrota no Legislativo. O Congresso derrubou uma MP (Medida Provisória) que aumentava impostos e um decreto que revogava parte do reajuste do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Nas redes sociais, a “Taxação BBB” tem sido a estratégia do governo para defender o novo imposto de renda e intensificar o discurso de enfrentamento entre pobres e ricos.O mote é um dos preferidos de Lula: os pobres pagam muitos impostos, os ricos quase nada.
Lula, Sidônio Palmeira, responsável pela Secom (Secretaria de Comunicação), PT e a esquerda acreditam que a melhor fórmula para ganhar as eleições em 2026 é aprofundar a divisão na sociedade, promovendo o confronto de pobres contra ricos. Alguns marqueteiros acreditam que essa pode ser uma estratégia errada.
Fonte: Poder360