Bolsonaro diz que “nem precisa ser presidente” e pede maioria no Congresso para “mudar destino do Brasil”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste domingo (29), durante ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, que não precisa ocupar novamente a Presidência da República para influenciar os rumos do país. “Me deem 50% da Câmara e do Senado que eu mudo o destino do Brasil. Nem preciso ser presidente”, disse.

Inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022, Bolsonaro tem apostado no fortalecimento de sua base no Congresso como forma de manter influência política.

Durante seu discurso, o ex-mandatário argumentou que quem controla o Congresso Nacional consegue ditar os rumos do Executivo, independentemente de quem esteja na Presidência da República. “Se me derem isso, não interessa onde esteja – aqui ou no além –, quem assumir a liderança vai mandar mais que o presidente”, afirmou. Segundo ele, uma maioria nas duas Casas permitiria ao seu grupo comandar comissões estratégicas, definir sabatinas e eleger o presidente do Legislativo.

Ainda em tom de apelo, Bolsonaro pediu diálogo entre os Poderes. “Apelo aos três Poderes da República: sentem e conversem, pacifiquem o Brasil. Não quero crer que seja vingança de uma pessoa ou de outra. Queremos um Congresso altivo, um STF respeitado, um Executivo trabalhando para o bem-estar do povo.”

Verifique também

Mais de um mês após incêndio criminoso, caso da Estátua da Liberdade da Havan em Petrolina segue sem solução

Na madrugada do dia 23 de setembro, a Estátua da Liberdade da loja Havan, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online