Quem caminha pelas ruas de Garanhuns durante os finais de semana do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai se deparar com os cortejos que se somam à programação de Cultura Popular do maior festival multicultural da América Latina. Partindo do Parque Euclides Dourado em direção ao Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado na Praça Jardim, centro da cidade, os cortejos trazem a beleza e a preservação da cultura regional.
No sábado (20), os cortejos da Orquestra Frevo Art e Bloco das Flores fizeram a alegria em meio à movimentação do Parque Euclides Dourado. Natural de Garanhuns, a Orquestra Frevo Art realiza mais uma participação no FIG, tocando sucessos do ritmo que é patrimônio cultural imaterial da humanidade. “Nossa orquestra é composta por músicos da cidade, a maioria também é parte da banda do Colégio Diocesano. É um privilégio fazer mais uma participação no Festival de Inverno”, conta Marcos Silva, representante da Frevo Art.
A tarde de sábado contou também com o centenário Bloco das Flores, primeiro bloco lírico de carnaval no estado. Fundado em 1920, no Recife, o grupo seguiu até o Palco da Cultura Popular com muito charme e lirismo. O clima não impediu a diversão de quem visitava os locais: “O FIG está muito bom, e agora veio o frevo para diferenciar e trazer aquele clima gostoso. Não tem chuva nem frio que atrapalhem”, diz Viviane de Assis, turista de Angelim.
Batuque Delas e Maracambuco desfilam em cortejo na tarde deste domingo (21). No próximo sábado (27), Bloco da Saudade e Boi da Macuca fecham a programação de cortejos, a partir das 15h.