Exército israelense diz que matou chefe do Estado-Maior de Guerra do Irã

Ali Shadmani foi nomeado para o cargo na última semana, após o então comandante ser morto em outro ataque

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram, nesta terça-feira (17), que mataram o Chefe do Estado-Maior de Guerra do Irã, Ali Shadmani, durante um ataque noturno contra o país. O militar estava num quartel-general em Teerã, que foi atingido por um caça da Força Aérea israelense.

Shadmani assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior de Guerra na última sexta-feira (13), um dia depois dos ataques iniciais de Israel terem matado vários comandantes de alto escalão, incluindo seu antecessor, o Tenente-General Gholam Ali Rashid. Ambos lideravam o Quartel-General Central Khatam al-Anbiya — entidade que coordena o exército regular e a Guarda Revolucionária do Irã.

Em comunicado, o exército israelense afirmou que Shadmani era responsável por gerenciar o combate e aprovar os planos de fogo iranianos e que, “em suas várias funções”, influenciou diretamente os planos de ataque iranianos para prejudicar Israel.

“Pela segunda vez: as IDF eliminaram o chefe do estado-maior em tempo de guerra, o comandante militar mais graduado do regime iraniano e o homem mais próximo do líder iraniano Ali Khamenei. O assassinato de Shadmani se junta a uma série de assassinatos do mais alto comando militar do Irã e constitui outro golpe na cadeia de comando das forças armadas iranianas”, disseram as IDF.

O Irã ainda não se pronunciou sobre as alegações de Israel. Caso a morte de Shadmani seja confirmada, espera-se um aumento nas hostilidades, com o exército iraniano lançando um novo ataque aéreo contra Israel – que deverá responder. Na segunda-feira (16), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a dizer que não descarta a possibilidade de atacar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online