Tecnologia, drones e policiamento intensivo reforçam segurança no São João de Arcoverde

Com polos tradicionais como Cecora, Pé de Serra, Raízes do Coco e Lula Calixto, Arcoverde se destaca como importante destino cultural no mês de junho. E a Operação São João 2025 da Secretaria de Defesa Social reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança e o bem-estar da população, promovendo uma festa animada e protegida para todos

A cidade de Arcoverde, um dos principais polos juninos de Pernambuco, contará com um robusto esquema de segurança durante o São João 2025. A festa, que no último ano reuniu mais de 800 mil pessoas em 11 polos culturais, terá reforço expressivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), com um plano especial de segurança para a cidade, uso intensivo de tecnologia, reforço de efetivo e atuação integrada das forças operativas. No total, haverá 1.880 lançamentos operacionais nos principais polos do município, com um investimento de mais de R$ 300 mil.​

Sob a coordenação do 3º Batalhão da Polícia Militar, a Operação São João 2025 da Secretaria de Defesa Social contará com o apoio de diversas unidades especializadas. O efetivo será monitorado e apoiado com tecnologia de ponta, como a Plataforma de Observação Elevada (POE) e os sistemas E-COP e PM Conectado, utilizados para o lançamento, fiscalização e acompanhamento em tempo real das equipes em campo. Pontos estratégicos contarão com plataformas e tablados de observação, além da presença de equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com drones, para ampliar a vigilância nos dias de festa.

A cidade também terá reforço de viaturas e motocicletas, com patrulhamento ostensivo intensificado nas imediações dos polos, e o suporte de unidades especializadas como o BPTRAN e a CIPMotos, além da atuação da Operação Lei Seca, com ações voltadas à prevenção de acidentes de trânsito e ao combate à condução sob efeito de álcool. O Posto de Comando será instalado para dar suporte operacional, realizar o lançamento do efetivo e coordenar as ações em campo.

Além das ações policiais, a cidade contará com a presença da Ouvidoria da SDS, ampliando o canal direto com o público, e com iniciativas como o Programa Alerta Celular, voltado à prevenção e recuperação de aparelhos furtados ou roubados.

A Polícia Civil, por sua vez, atuará com um plantão provisório instalado na Estação Ferroviária, funcionando entre os dias 14 e 28 de junho, em articulação com as demais operativas. A estrutura foi pensada para agilizar os atendimentos à população e a apuração de ocorrências.

A Polícia Científica de Pernambuco estará presente no pátio de eventos com uma equipe técnica capacitada para realizar exames de drogas, perícias em locais de crime e exames traumatológicos. As atividades serão reforçadas pelas equipes ordinárias da Unidade Regional da Polícia Científica do Sertão do Moxotó, conforme as escalas operacionais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco também terá atuação estratégica no São João de Arcoverde, com reforço nas ações de prevenção, fiscalização e pronta resposta. Equipes estarão posicionadas nos principais polos para garantir a segurança e atuar em situações de emergência. O planejamento inclui ainda análise prévia de segurança, assegurando, caso necessário, atendimento rápido e eficiente à população durante todo o período festivo.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online