Prefeitura de Juazeiro participa da apresentação da Nova Hidrovia do São Francisco com 1.371 km navegáveis

Numa iniciativa estratégica de impulsionar o transporte hidroviário e a economia de toda a região do Vale do São Francisco, o Governo Federal, apresentou nesta sexta-feira (13), a Nova Hidrovia do São Francisco, com 1.371 quilômetros de extensão navegável – de Pirapora/MG a Juazeiro/BA e Petrolina/PE

A Hidrovia criará uma rota de transporte mais eficiente, econômica e ambientalmente sustentável, facilitando o escoamento de materiais como insumos agrícolas, grãos e bebidas. Tudo isso, beneficiando mais de 500 municípios e 11,4 milhões de pessoas que têm o rio como principal fonte de abastecimento.

O Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, que participou da apresentação, resume bem o que significa a Nova Hidrovia do São Francisco para o município. “É uma oportunidade única de reposicionarmos nossa cidade como referência em desenvolvimento sustentável, aproveitando toda a potência da nossa região como vetor de crescimento econômico”, concluiu.

A iniciativa trará desenvolvimento na economia e na infraestrutura de transporte aos estados e municípios participantes, interligando-os pelas malhas hidroviária, ferroviária e rodoviária. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, mais de R$ 1,2 bilhões são os recursos já garantidos pelo Governo Federal para as fases iniciais da obra, que ainda no primeiro ano de retomada da navegação comercial poderá movimentar cerca de 5 milhões de toneladas de cargas.

O projeto será executado em três etapas para o melhor andamento logístico e tem como objetivo modernizar e expandir a navegação fluvial, facilitando o acesso dos produtores a novos mercados. O impacto positivo para Juazeiro já tem início na primeira etapa.

Etapas do Projeto
1 – Na primeira etapa serão 604km navegáveis de Juazeiro/BAe Petrolina/PE a Ibotirama/BA, passando por Sobradinho/BA. Ao fim, as cargas serão escoadas por rodovia até o porto de Aratu, em Candeias/BA.
2 – Na segunda etapa serão 172 km navegáveis, indo de Ibotirama/BA, a Bom Jesus da Lapa/BA e Cariacá/BA, com conexão ferroviária até os portos de Ilhéus/BA e de Aratu, em Candeias/BA.
3– Já na terceira etapa, serão 607 km navegáveis, ligando Bom Jesus da Lapa, Cariacá e Pirapora/MG.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online