Compesa inaugura instalação sensorial sobre a emergência climática em alusão à Semana do Meio Ambiente

Em referência ao Junho Verde, período em que são realizadas ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a Compesa inaugurou hoje (5) a instalação artística “Planeta no Limite – Emergência Climática”, um túnel sensorial e imersivo que convida o público a vivenciar, de forma intensa e reflexiva, os impactos visíveis e invisíveis da crise climática provocada por ações cotidianas. A instalação ficará aberta até o dia 30 de junho, na sede da Compesa, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, com entrada gratuita para visitantes, especialmente alunos da rede pública e privada. As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (81) 99488-5059.

O projeto é um alerta: vivemos um tempo crítico. Cientistas e instituições ambientais de todo o mundo já não deixam dúvidas que o planeta está em estado de sobrecarga. A instalação busca traduzir esse momento de colapso ambiental em uma experiência imersiva, capaz de provocar não só reflexão, mas transformação. O nome “Planeta no Limite” reflete esse estado de sobrecarga ambiental — resultado do consumismo, do desmatamento, das emissões e da poluição.

“Queremos que cada pessoa sinta, ouça com atenção e enxergue com clareza a urgência climática. Porque não existe jogar ‘fora’: tudo o que descartamos permanece neste mesmo planeta, que é a nossa única casa. “Planeta no Limite” propõe mais do que uma visita, é um convite à transformação individual e coletiva diante da crise climática. Esta instalação é mais que um túnel, é um espelho da nossa realidade e um alerta urgente”, – destaca o diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Balduíno.

A instalação é composta por três ambientes distintos, cada um abordando uma faceta da emergência climática: calor extremo, inundações e a responsabilidade individual diante da crise ambiental:

1. FOGO – Catástrofes do Calor Extremo

O túnel começa com um cenário impactante: um planeta em chamas. A temperatura simbólica sobe com a presença de luzes alaranjadas, cheiro de queimado no ar e sons de notícias reais sobre incêndios florestais.

2. ÁGUA – Catástrofes das Inundações

No segundo ambiente, o calor dá lugar ao excesso: chuvas intensas, enchentes e o derretimento das geleiras. Visitantes recebem capas de chuva e guarda-chuvas para atravessar um cenário com iluminação acinzentada, sons de tempestades e simulações de goteiras.

3. A MUDANÇA COMEÇA COM VOCÊ

A última etapa da instalação é um momento de introspecção. Espelhos refletem o visitante ao lado da mensagem: “VOCÊ FAZ PARTE DESSA MUDANÇA”.

PROGRAMAÇÃO NA SEDE DA COMPESA

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Compesa preparou ainda uma programação especial nesta quinta-feira (5), com diversas atividades voltadas à conscientização ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis. Na sede da companhia, no bairro de Santo Amaro, será realizada ainda às 15h30 uma Feira Agroecológica, promovendo a comercialização de produtos orgânicos e de agricultura familiar. A tarde também contará com apresentações culturais e espaços interativos voltados ao público interno e visitantes.

Outra atração será a exposição “Viveiros Florestais e sua importância para os recursos hídricos”, que contará com a participação da Turminha Compesa, abordando de forma lúdica e educativa a relação entre reflorestamento e preservação da água. O público também poderá participar de um Quiz Ambiental, com perguntas sobre sustentabilidade e meio ambiente, e receber mudas ornamentais como brinde pela participação. A proposta é unir informação, entretenimento e conscientização ambiental em um só espaço.

COMPESA NA ESTRADA

Um dos principais corredores do São João de Caruaru, a Estação Ferroviária, está recebendo até amanhã (6) o projeto itinerante “Compesa na Estrada”, que leva educação ambiental e atividades interativas à população. Durante a ação, que acontece de forma gratuita, equipes da Compesa promovem oficinas, jogos e orientações sobre o uso consciente da água, a importância do saneamento básico, o descarte adequado de resíduos e o papel de cada cidadão no desenvolvimento sustentável. As atividades seguem até o dia 6 de junho, com funcionamento das 8h às 17h.

No interior da carreta, os visitantes poderão explorar de forma didática o ciclo da água, o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto, além de vivenciar experiências imersivas com o uso de realidade virtual e jogos com sensores de movimento.

Após passar por Caruaru, o projeto “Compesa na Estrada” segue para o Parque da Jaqueira, no Recife, onde ficará estacionado entre os dias 11 e 15 de junho, oferecendo a mesma experiência educativa ao público da capital.

Verifique também

Polícia Militar apreende quase 300 gramas de maconha na zona rural de Cabrobó

Policiais militares da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM) apreenderam, na tarde desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online