O deputado federal e candidato à presidência nacional do PT, Rui Falcão, fez declarações bombásticas contra o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Rui Falcão afirmou à coluna Paulo Cappelli, em entrevista ao Boletim Metrópoles, que sugeriu pessoalmente ao ministro da Defesa, José Mucio, que deixasse o governo por “ser leniente” com a cúpula militar após o 8 de Janeiro.
As declarações de Rui Falcão foram vistas como deselegantes, principalmente para os que conhecem a história do pernambucano. “Eu acho até que, na reforma ministerial, ele [o ministro da Defesa] deveria ser um dos primeiros a ser removido.” Rui Falcão não foi bem claro com suas declarações, se ele fala em nome do PT ou de membros do governo.
Rui Falcão demonstrou sua contrariedade à pessoa do pernambucano, quando disse que ele (José Múcio) não deveria nem ter entrado no governo 3 de Lula. Lembrando apenas a lealdade de José Múcio ao governo de Lula, bem como a todos os momentos em que o PT precisou de pessoas íntegras ao seu lado. Cabe ao PT ou a Lula pedir desculpas a José Múcio.