É importante destacar que o primeiro contato não oficial sobre essa alta ocorreu hoje, por volta das 13h00. A informação foi inicialmente repassada por terceiros, mas o protocolo adequado é que a alta hospitalar seja comunicada formalmente pelo assistente social do hospital de origem ao assistente social do nosso município.
Diante disso, como já havíamos recebido anteriormente uma sinalização da assistente social do hospital local, antecipei a verificação e solicitei à nossa assistente social que confirmasse a informação da alta. Uma vez confirmada, tentamos providenciar o transporte. No entanto, hoje enfrentamos diversas intercorrências graves de urgência e emergência em nosso hospital, uma das ambulâncias apresentou problema mecânico e está em manutenção.
Ainda assim, nossa assistente social entrou em contato com a assistente social do Hospital Universitário de Petrolina para verificar a possibilidade de o paciente aguardar até amanhã, quando teremos uma ambulância disponível, saindo cedo do município para buscá-lo. A assistente social da unidade de origem confirmou que o paciente poderia, sim, aguardar até amanhã.
O paciente segue recebendo toda a assistência necessária, internado na Sala de Internação (Verde), acompanhado por um familiar.
Reforçamos que, em nenhum momento, houve negligência. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde permanece comprometida em garantir o cuidado e a segurança de todos os pacientes, respeitando as condições e limitações operacionais da nossa rede.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Muito obrigado!