Operação São João 2025: SDS realiza nova rodada de reuniões com prefeituras municipais

Objetivo é alinhar um planejamento integrado e estratégico para garantir o êxito das tradicionais festividades juninas, da Região Metropolitana ao Sertão do Estado. Desta vez, estiveram presentes representantes de Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe

A Secretaria de Defesa Social (SDS) segue reforçando a parceria com representantes municipais da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, visando garantir a segurança e a ordem social nos tradicionais festejos juninos em Pernambuco. Na 4ª rodada de reuniões com vistas à Operação São João 2025, realizada nesta terça-feira (20), as forças policiais e gestores das prefeituras de Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe estiveram juntos para discutir um planejamento estratégico de segurança, incluindo também questões estruturais, logísticas e operacionais relacionadas aos principais polos de animação.

A exemplo de outros grandes eventos que envolvem a segurança pública do Estado, o foco da Operação São João 2025, que acontece de 29 de maio a 29 de junho, é baseado na integração e no planejamento antecipado, com apoio do Poder Executivo dos municípios e demais entes públicos e privados. Até o momento, além de Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe, já foram realizadas reuniões com representantes de Araripina, Bezerros, Caruaru, Gravatá, Petrolina, Salgueiro e Surubim. Encontros com demais prefeituras que promovem os festejos populares no Estado acontecerão de acordo com calendário previsto.

Acompanhada dos integrantes do Comitê de Grandes Eventos da SDS, a secretária executiva da pasta, Dominique de Castro Oliveira, coordenou o encontro desta terça, que aconteceu de forma presencial e virtual no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no bairro de São José do Recife. “Já completamos várias semanas nos reunindo com prefeituras que realizam festas juninas de maior impacto no fluxo de turistas e atrações. Os representantes nos apresentam os planejamentos de seus eventos, são ouvidos e recebem as orientações necessárias para que a população aproveite a festa da melhor forma possível, retornando para casa em paz e com segurança”, pontuou a secretária executiva, acrescentando que o engajamento de diversos municípios no apoio da operação demonstra o comprometimento das prefeituras com as forças policiais.

Na ocasião, foram discutidas questões como controle de acesso, estrutura, segurança privada, controle de entrada de materiais perigosos, como vasilhames de vidro, videomonitoramento das imagens dos polos de eventos, postos médicos e ambulâncias, controle urbano, corredor de acesso para o efetivo policial, pontos de internet e entrada e saída de emergência, dentre outros assuntos pertinentes.

O gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Valdemio Gondim, destacou que a integração entre os entes municipais e a segurança pública estadual é fundamental para que haja uma comunicação eficiente, que contribua para o sucesso dos eventos. “Nosso objetivo é fortalecer a corresponsabilidade, dando uma atenção especial aos municípios para que a Operação São João 2025 transcorra de maneira exitosa, garantindo a segurança de pernambucanos e turistas”, esclareceu o tenente-coronel.

Da prefeitura de Arcoverde, participaram da reunião o procurador-adjunto do município, Pedro Melchior, representando o prefeito Zeca Cavalcanti, e o secretário de Eventos, Caio Omena. Representando a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe estiveram presentes a assessora jurídica, Letícia Isabele Estevam da Costa, a chefe de gabinete, Gabrielle Pereira, e o coordenador de eventos, Kelvin Borges.

SOLICITAÇÃO DE POLICIAMENTO – Os organizadores de eventos juninos públicos ou privados têm até o dia 4 de junho para solicitarem a presença das forças de segurança nas festividades realizadas no período de Pré-São João (29/05 a 19/06); São João (20 a 24/06) e pós-São João (25/06 a 29/06). Para fazer a solicitação, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site www.eventos.sds.pe.gov.br. Após preenchido, será gerado automaticamente um processo online, comunicando o pedido às Operativas da SDS para a adoção das providências necessárias. Importante ressaltar que os organizadores devem ficar atentos ao prazo de 15 dias de antecedência em relação à data de realização das festas juninas e que a Secretaria reforçará a atuação apenas em eventos regularizados.

Verifique também

Chuva traz alívio e esperança para os moradores de Cabrobó

Após um longo período de calor intenso, a cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online