Consolidando cada vez mais a parceria no combate à criminalidade, Pernambuco e Bahia seguem unindo esforços para a promoção da segurança pública regional. Em reunião nesta sexta-feira (16), as forças policiais dos estados vizinhos alinharam o planejamento conjunto de ações estratégicas com vistas à realização da 4ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro.
A 6ª reunião do Comitê de Integração da Segurança Pública da Operação, que aconteceu na cidade baiana de Juazeiro, na divisa com Petrolina, no Sertão pernambucano, reuniu autoridades e demais representantes dos órgãos de segurança de ambas as unidades da Federação, sob coordenação da secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, e do subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira.
Na ocasião, foram discutidos os resultados das operações anteriores, compartilhadas informações estratégicas e definidos os detalhamentos da nova edição do Vale do São Francisco Seguro. Também foram realizadas apresentações técnicas dos indicadores de segurança do 1º quadrimestre de 2025, com análise de índices e da produtividade das forças policiais.
A secretária executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira, destacou o êxito das operações anteriores em parceria com o estado vizinho e irmão, que vem somando forças com um único propósito: o bem comum dos cidadãos pernambucanos e baianos. “Desde janeiro de 2024, estamos atuando de forma conjunta e coordenada, trocando informações de inteligência, estabelecendo alvos prioritários e fazendo a execução de ações ostensivas, o que já resultou numa redução significativa da criminalidade em ambos os municípios de Petrolina e Juazeiro. Se os criminosos não respeitam as divisas, nós também não vamos respeitá-los no sentido de se tornarem um impeditivo para a nossa atuação. Pernambuco e Bahia estão unidos nesse propósito e seguem avançando”, declarou a secretária executiva.
O subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel Ahringsmann de Oliveira, explicou que a integração entre os órgãos de segurança pública e defesa social é imprescindível para o alcance de resultados efetivos no combate à criminalidade nas regiões de divisa.
“Estamos hoje aqui em um empenho conjunto para trazer mais segurança e tranquilidade para a população da Bahia e de Pernambuco. Essa união é fundamental para que a gente possa continuar avançando”, frisou o gestor baiano.
Das forças policiais de Pernambuco, estiveram presentes no encontro o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ricardo Lopes; o diretor da PM na Diretoria Integrada do Interior II (DINTER II), coronel da PM José Ivanildo de Moura Júnior; a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Beatriz Leite; a diretora da PC na DINTER II, delegada Isabela Cabral Fonseca Pessoa; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Iremberg Barros; a diretora Integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; e o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco, assim como seus correlatos das forças policiais baianas e demais representantes da segurança pública de ambos os estados. Também marcaram presença no evento os vice-prefeitos dos municípios de Petrolina e de Juazeiro, respectivamente, Ricardo Coelho e Tiano Félix, além do secretário de segurança cidadã de Juazeiro, Adegivaldo Mota.
VALE DO SÃO FRANCISCO SEGURO – O objetivo da Operação Vale do São Francisco Seguro é intensificar o patrulhamento nas regiões de maior incidência de crimes nos municípios de Petrolina e Juazeiro, fazendo o lançamento conjunto em terreno dos entes da segurança pública pernambucanos e baianos, para enfrentamento de práticas delituosas como tráfico de entorpecentes, de crimes contra a vida e crimes contra o patrimônio, dentre demais modalidades.
O contingente policial designado para a missão vai reforçar a presença em locais de grande movimentação, atuando em revistas a veículos e pessoas, além de estabelecimentos prisionais, bem como efetuar cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto, dentre demais ações previstas no planejamento.