Startups transformam inovação em desenvolvimento no Semiárido

Produtos inovadores desenvolvidos por startups apoiadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) ganham destaque no 3º Fórum de Tecnologias para o Semiárido, iniciado nesta segunda-feira (12) no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Boa Viagem. O evento é uma vitrine das iniciativas impulsionadas pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), criado com recursos do MIDR no âmbito do programa Rotas de Integração Nacional.

Resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 5,7 milhões firmado em 2020, o CIDTS promove formação profissional, difusão de tecnologias, fomento ao empreendedorismo e pesquisa aplicada em prol do desenvolvimento sustentável da região. Hoje, sua atuação se estende a 60 municípios cearenses, beneficiando cerca de 1.500 pessoas ligadas a seis rotas produtivas: Leite, Cordeiro, Tecnologia da Informação e Comunicação, Fruticultura, Mel e Economia Circular.

Representantes do MIDR no 3º Fórum de Tecnologias para o SemiáridoEntre as iniciativas apoiadas está a incubadora de empresas voltada a alunos e ex-alunos do IFCE. Nove startups foram selecionadas para passar pelas etapas de pré-incubação, incubação e graduação. Um dos destaques apresentados no evento é o “Leite do Futuro”, projeto que alia genética e tecnologia para melhorar a qualidade da produção leiteira em Boa Viagem.

Para o coordenador geral dos Sistemas Produtivos Inovadores do MIDR, Joaquim Carneiro, é muito satisfatório ver como a tecnologia e inovação podem auxiliar o desenvolvimento regional. “ Os CIDTS tem uma estrutura para dar suporte nas análises bromatológicas (química dos alimentos), análise de solo e no desenvolvimento de processos produtivos adaptados à realidade local. Com isso, conseguimos apoiar de forma concreta os pequenos produtores”, explicou o coordenador.

Segundo João Paulo do Rêgo, diretor-geral do IFCE – Campus Boa Viagem, o fórum representa um marco na integração entre ciência, ensino e demandas da produção rural. “Com o apoio do MIDR, conseguimos transformar conhecimento em soluções reais para o Semiárido, promovendo o empreendedorismo e a inovação como vetores do desenvolvimento regional”, afirmou o diretor.

O evento, que encerra nesta terça (13), conta ainda com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, CODEVASF, Sebrae e Banco do Nordeste, fortalecendo a articulação entre instituições públicas e o setor produtivo.

Rotas de Integração: atuação intensificada no Ceará

A agenda do MIDR no estado segue até sexta-feira (16), com visitas técnicas da equipe da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) aos territórios que compõem as Rotas de Integração Nacional. A ação visa ampliar o impacto das políticas públicas nos polos produtivos do Semiárido.

Coordenador da Rota do Mel no polo Sertões de Crateús e Inhamuns, André Gomes destaca a importância da mobilização local. “Queremos reformular e fortalecer os 20 municípios que fazem parte da rota. A articulação com o comitê gestor é essencial para garantir que o apoio técnico e institucional chegue a quem mais precisa”, afirmou.

Verifique também

Recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos tem apoio da Adab

Para promover o equilíbrio ambiental e a proteção da saúde dos produtores rurais, a Agência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online