Ocupação de Segundas Cine Raiz encerra temporada com sessão gratuita nesta segunda-feira (12)

Última edição exibe obras audiovisuais, cena teatral, exposição fotográfica e promove bate-papo com artistas locais

A Ocupação de Segundas Cine Raiz terá sua décima e última sessão nesta segunda-feira (12), no Espaço Cultural Janela 353, às 19h, em Petrolina (PE). Unindo o cinema à gastronomia, ao mesmo tempo em que passeia pelo teatro e pelas artes visuais, a iniciativa busca valorizar a cena artística do Vale do São Francisco e promover a reflexão crítica sobre diferentes temas, através de obras já apresentadas anteriormente na cidade. O projeto é realizado pelo grupo teatral Trup Errante, em parceria com o Café de Bule e o Janela 353, e possui entrada gratuita.

Nesta edição, serão exibidos dois curta-metragens documentais: “Cumade Fulozinha: A Guardiã da Mata” (Nicole Bartor), que aborda o imaginário popular em torno da figura mítica do agreste pernambucano, e “Meu Armário Não Tem Porta” (Wyvys Reis e Wllyssys Wolfgang), que reúne relatos de jovens LGBTQIAPN+ sobre suas experiências ao se assumirem para as famílias. Na linguagem cênica, o público assistirá à cena “Barbekina – Será arte produzir cuidado?”, interpretada por Bárbara Cabral, que propõe uma reflexão sobre saúde mental e práticas de cuidado, articulando arte e militância a partir da perspectiva de uma professora-palhaça.

A programação conta ainda com a exposição fotográfica de Euvaldo Macedo Filho, poeta e fotógrafo juazeirense, que eternizou cenas da vida ribeirinha e das transformações culturais do Vale do São Francisco. Já no campo da gastronomia, o público poderá experimentar os sabores do projeto “Deguste Cinema”, com criações da chef Solange Soares inspiradas em obras audiovisuais exibidas ao longo da temporada. Para quem quiser aprofundar a experiência, ao final da sessão haverá um bate-papo cultural e descontraído, mediado pela atriz e diretora Cátia Cardoso, com acessibilidade em Libras pelo intérprete Dirceu Rodrigo.

Segundo Thom Galiano, um dos curadores do projeto, o último encontro reúne obras potentes que dialogam com temas diversos, como identidade, resistência e memória. “Mesmo com abordagens diferentes, há um fio que conecta todas elas. Nessa soma de tantas linguagens, na danação de tantos artistas, o projeto vingou e algo novo — e velho ao mesmo tempo — nasceu para quem fez com a gente essa travessia segundas a fora. Mas, mais importante do que fazer a matemática dessa Ocupação é agradecer”, destaca.

A Ocupação de Segundas Cine Raiz é um projeto que conta com o incentivo do Funcultura, por meio do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023, na categoria de cineclubismo e interação de linguagens.

SERVIÇO
Data: 12 de maio (segunda-feira), às 19h
Local: Espaço Janela 353 (1º andar do Café de Bule – Centro, Petrolina)
Entrada Gratuita
Classificação: 14 anos de idade

CURTAS:
“Cumade Fulozinha: A Guardiã da Mata” (Nicole Bartor)
“Meu Armário Não Tem Porta” (Wyvys Reis e Wllyssys Wolfgang)

CENA TEATRAL:
“Barbekina – Será arte produzir cuidado?” (Bárbara Cabral)

DEGUSTE CINEMA:
Café de Bule

EXPOSIÇÃO:
Fotografias de Euvaldo Macedo Filho

Bate-papo cultural com Cátia Cardoso e acessibilidade em Libras com Dirceu Rodrigo.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online