Por: Afonso Lima / Conexão Política
Homenagem a Líder Comunitária e ex- Vereadora Maria Maga
Maria Maga foi uma líder comunitária em Petrolina-PE, conhecida por sua atuação política e defesa dos mais necessitados. Ela foi vereadora em Petrolina por dois mandatos, e suplente por duas vezes, e era chamada de “Mãe dos Pobres” por defender a causa dos mais necessitados.
Neste dia 26 de abril, completou 19 anos que Maria Maga foi assassinada, fato que aconteceu em 2006. Ela foi vereadora em Petrolina, onde atuou em defesa dos interesses da população, especialmente dos mais pobres.
Ela era conhecida por sua dedicação à causa dos necessitados, o que lhe rendeu o apelido de “Mãe dos Pobres”. Ela foi assassinada aos 77 anos, na porta de sua residência, por dois homens que a interceptaram, e lhe deram dois tiros no rosto. Os assassinos pediram água antes de praticarem o crime e a ex-vereadora morreu fazendo o que sempre gostou de fazer, ajudar as pessoas. Ela foi morta na porta de sua casa, no bairro José e Maria.
A trajetória de Maria Maga inspirou sua filha, a cantora Vera de Maria Maga, que carrega o nome da mãe em seu nome artístico. Vera de Maria Maga também foi campeã do programa “The Voice +”, da TV Globo, onde sua trajetória foi marcada pela homenagem à sua mãe.
A primeira homenagem a Maria Maga veio em 2019, foi através do ex-vereador Osinaldo Souza, do vereador Ronaldo Silva, do vereador Ronaldo Cancão, dos ex-vereadores Rodrigo Araújo e Ibamar Fernandes, e da vereadora Maria Elena de Alencar, que criou a Medalha do Mérito Cidadania e Direitos Humanos, que todos os anos a honraria deverá ser entregue a 23 pessoas que tenham desenvolvidos relevantes serviços em defesa da cidadania e direitos humanos, sempre na semana da data em que a ex-vereadora foi assassinada.
A Câmara de Vereadores de Petrolina, fêz a primeira homenagem em 2019, realizou no dia 25 de abril, uma sessão solene para a entrega inédita do Diploma e Medalha de Mérito Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga. A lista teve 23 homenageados na primeira edição.
Naquela oportunidade, o então vereador Osinaldo Souza ressaltou que, a comenda visava homenagear a ex-vereadora Maria Maga que teve uma trajetória marcada em ajudar o próximo e foi assassinada covardemente exercendo essa sua principal qualidade.
Neste dia 26 de abril, que tambem é a data do meu aniversário, e eu que eu não vou esquecer nunca, pois recebi a notícia naquele triste dia em 2006, que ela tinha sido assassinada, e ontem entrei em contato com seus familiares e disse que ia prestar essa homenagem a ela.
No próximo domingo, dia 04 de maio comemora-se o Dia Municipal do Lider Comunitário, e nas comemorações iríamos prestar uma grande homenagem a ela, mas infelizmente foi adiado, e dentre os motivos estar, que a Câmara de Vereadores de Petrolina está funcionando provisoriamente no prédio da Fundação Nilo Coelho, e nessa data não teria como realizar a sessão solene.
Conversei com os membros da Comissão de Vereadores, responsável pela organização do evento, e o Líder Comunitário, presidente da FEAMUPE, e vereador Roberto da Gráfica, que assumiu o compromisso em outra data, quando estiverem no novo prédio da Câmara de Vereadores.