Empresas que darão continuidade às obras remanescentes serão contratadas em dezembro
Brasília (DF) – A construção da ferrovia Transnordestina será retomada no estado de Pernambuco pelo Governo Federal para interligar o município de Salgueiro ao Porto de Suape. No segundo semestre deste ano, serão publicados os editais para a contratação das empresas responsáveis pela continuidade das obras nos lotes SPS 04 (Custódia–Arcoverde, com 73 km) e SPS 07 (Cachoeirinha–Belém de Maria, com 53 km). A assinatura dos contratos está prevista para dezembro, e o início dos trabalhos para o primeiro semestre de 2026.
Com 544 quilômetros de extensão, o ramal pernambucano da ferrovia foi retirado do projeto sob responsabilidade da concessionária Transnordestina Logística S. A. (TLSA) em 2022. A exclusão foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após uma série de análises apontarem a inviabilidade da empresa operar o tráfego em duas regiões portuárias — Suape (PE) e Pecém (CE). Até o ano de 2016, quando ainda estava sob concessão, foram construídos 38% desse trecho.
O ramal foi retomado na gestão do presidente Lula e inserido entre os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com orçamento de R$ 450 milhões para sua conclusão.
Nove lotes compõem o ramal pernambucano da ferrovia. Os três primeiros foram totalmente concluídos, os dois seguintes estão parcialmente finalizados, enquanto do sexto ao nono lote as obras precisam ser iniciadas. Futuramente, o trecho também será administrado por empresa contratada.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) cumpre importante papel para formular o financiamento da obra. Para garantir a conclusão do projeto, o Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI), Eduardo Tavares, detalhou as fontes de financiamento em estudo. “Além da retomada das obras públicas, estamos avançando na modelagem de concessão para acelerar a implantação e operação do trecho pernambucano. O novo concessionário terá acesso a incentivos fiscais, fundos constitucionais e de desenvolvimento”, explicou.
Trecho sob concessão
O projeto sob concessão da TLSA registra 72% de avanço físico e está com a inauguração prevista para 2027. Em sua totalidade, o transporte percorrerá 1.206 km interligando o município de Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE).
Na última semana, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que todo o percurso da ferrovia no estado estará em obras até o fim do primeiro semestre de 2025. Elmano adiantou que um dos lotes remanescentes terá a ordem de serviço assinada no fim deste mês de abril.
Transnordestina – A integração do Nordeste à malha ferroviária nacional reduzirá custos logísticos e aumentará a competitividade da região. Segundo ele, o plano ferroviário para o Nordeste inclui seis trechos estratégicos, como a Transnordestina, o Corredor Leste-Oeste e a Nova Malha Nordeste, além da conexão da Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul. No total, são mais de 5.500 quilômetros de ferrovias e investimentos estimados em R$ 46,3 bilhões.