A Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista, já faz parte da agenda de milhares de brasileiros. Gente do próprio município e de todo Estado de Pernambuco, ainda de várias cidades do Brasil e até do exterior se juntam pra uma linda confraternização. Um evento dessa importância para agradar o gosto de algo em torno de 100 mil pessoas, precisa ser bem trabalhado na organização e principalmente de investimentos.
A Serenata da Recordação abre oportunidade de emprego para muita gente e renda para o município, aproximadamente R$ 15 milhões de reais foram injetados na economia local no período de festa. Os números mostram a importância da Serenata da Recordação no calendário de eventos da cidade, assim como o São João e a Vaquejada, são para muitas cidades assim é a Serenata para Santa Maria da Boa Vista.
O ponto de decepção em relação à Serenata da Recordação, vem exatamente do Estado e da União. Nem o Governo de Pernambuco com Raquel Lyra e nem o Governo Federal com Lula, recordaram que serenata é cultura e ajudaram na realização. Segundo informações da administração municipal que chegaram até o Blog, todo esforço foi feito para que aportes financeiros do Estado e da União chegassem até o município.
O modelo Raquel de governar vem intrigando tanto aliados quanto opositores do governo, muitos veem Raquel com o mesmo estilo de Joaquim Francisco (1991/1994). Lembrando que a grande marca do governo de Joaquim Francisco foi a venda do Bandepe (Banco do Estado), portanto, muitos ainda aguardam a marca do governo de Raquel Lyra. Valorizar a cultura de cada região seria uma delas, para comemorar uma linda serenata de amor.