Após semanas de resistência, o mercado reagiu de forma mais positiva aos preços das uvas brancas e negra sem semente no Vale do São Francisco (PE/BA) na última semana (14 a 17/04), que conseguiram se sustentar em altos patamares.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, essa mudança no comportamento do mercado tem incentivado um maior número de empresas a retomar as compras nas roças para reabastecimento de estoques – que devem permanecer aquém do ideal até o fim deste mês, visto a baixa colheita do período.
Dessa forma, a branca sem semente embalada Cat 1 apresentou um incremento de 5% em relação à semana passada, sendo comercializada a R$ 15,78/kg. Para a BRS vitória de mesma categoria, a média foi de R$ 13,60/kg, leve avanço de 1,5% no comparativo.
Mesmo com os feriados, não se observou influência direta nas cotações, provavelmente devido à baixa oferta. Houve, por outro lado, a antecipação de alguns pedidos, como já pôde ser percebido, dado o ritmo usual de negociações para o início da semana. A partir de agora, a tendência é de melhoria gradual no volume colhido de uva no Vale, o que pode levar a uma acomodação dos preços nas próximas semanas.
Fonte: hfbrasil.org.br