Por meio de suas redes sociais, em pronunciamento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas anunciou que o edital para concurso visando o cargo de oficial investigador da Polícia Civil do Ceará (PCCE) foi publicado, na terça-feira (15), no Diário Oficial do Estado (DOE). O certame conta com 500 vagas, com remuneração de R$ 6.732,71. As inscrições acontecerão a partir do dia 2 de maio até o dia 16 do mesmo mês.
O concurso será organizado e executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/Uece), e pela Secretaria de Segurança Pública.
Entre os requisitos para o cargo, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, possuir diploma de nível superior, além de Carteira Nacional de Habilitação, ativa e vigente, para condução de veículo automotor Categoria B, no mínimo.
A seleção terá quatro fases, todas de caráter eliminatório:
1ª Fase: Prova Escrita, composta por Prova Objetiva, contendo 100 (cem) questões de múltipla escolha e Prova Discursiva, consistente na elaboração de uma redação de, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, de 30 linhas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
2ª Fase: Teste de Aptidão Física
3ª Fase: Avaliação Psicológica
4ª Fase: Investigação Social
Em março, o governador anunciou também um concurso com 100 vagas para o cargo de delegado da Polícia Civil, com salário inicial de R$ 22.165,353.