O Sertão de Pernambuco já emprestou ao Estado vários nomes para alcançar destaques na política nacional, entre eles Nilo de Souza Coelho que chegou aos mandatos de deputado estadual e federal; foi o primeiro governador de Pernambuco no período do Regime Militar e ainda foi eleito Senador da República no pleito eleitoral de 1978, chegando ao importantíssimo cargo de Presidente do Congresso Nacional (1983).
Outros nomes merecem destaque como lideranças do Sertão na política estadual e nacional, a exemplo do ex-senador Mansueto de Lavor; Zé Ramos, ex-governador de Pernambuco; Osvaldo Coelho com 3 mandatos de deputado estadual e 8 de deputado federal e Inocêncio Oliveira, chegando a marca de 10 mandatos consecutivos de deputado federal, presidente da câmara (1993/1995), assumindo a Presidência da República interinamente.
Foi em 1982 que Pernambuco conheceu Fernando Bezerra Coelho, naquele ano foi eleito deputado estadual aos 25 anos de idade. Foi secretário da casa civil do governo de Roberto Magalhães, sendo escolhido pelo governador um dos representantes de Pernambuco no colégio eleitoral que elegeu Tancredo Neves Presidente da República em janeiro de 1985. Em 1986 tomou a mais surpreendente decisão, rompe politicamente com a família.
Eleito deputado federal em duas oportunidades (1986/1990), foi deputado constituinte e sub-relator de importantes comissões. Até então o único a ser eleito prefeito de Petrolina para 3 mandatos (1993/1996 – 2001/2004 – 2005/2006), no último renunciou para assumir a secretaria de desenvolvimento econômico do primeiro governo de Eduardo Campos. Após o primeiro mandato de prefeito, foi secretário de agricultura do governo de Arraes (1998).
Fernando Bezerra também foi ministro da integração nacional no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (2011/2012), foi eleito Senador da República em 2014. Fernando ajudou a eleger o irmão Clementino Coelho deputado federal (1998), já em 2006 seu primogênito foi eleito o mais jovem deputado federal do Brasil. Fernando Filho já está no 6º mandato, o grupo ainda tem um deputado estadual e um prefeito de 2 mandatos.
Quem teve a oportunidade de conhecer e conviver com Fernando ao longo desses 40 anos de vida pública, dar testemunho de que independente do cargo que ele ocupava sempre era educado e respeitoso. Exemplo de um líder e que deve ser copiado por quem deseja substituí-lo, basta ter um pouquinho de boa vontade. Quem se apresenta movido pela arrogância e prepotência, não é e nunca será líder de ninguém.