O empresário Daniel Noboa, de 37 anos, vence Luisa González, de 47, candidata da esquerda, por quase 1 milhão de votos. Pela frente, terá de enfrenar a onda de violência e uma economia estrangulada.
O presidente Daniel Noboa, de 37 anos, venceu com 1 milhão de votos de diferença, neste domingo (13), uma disputa apertada com a candidata da esquerda Luisa González, de 47. Ele assumirá o segundo mandato por mais quatro anos.
Com dupla nacionalidade, pois nasceu em Miami, nos Estados Unidos, é afilhado político de Robert Kennedy Jr (secretário de Saúde e Serviços Humanos do governo Donald Trump), ele defende medidas duras para conter a criminalidade que avança no país.
Derrotada, Luisa disse não reconhecer o resultado e que pedirá contagem dos votos. Porém, o Conselho Nacional Eleitoral, o equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, confirmou o nome do candidato governista como vitorioso.
No segundo mandato, Noboa terá imensos desafios para enfrentar numa região mergulhada em crise econômica, além de apagões elétricos, instabilidade política e violência disseminada por gangues do tráfico de drogas.