Nós, alunos da região do Riacho Brígida, da região do Alegre e de demais localidades, viemos, por meio deste, expor um grave problema que estamos enfrentando com o transporte escolar.
Muitas vezes, ao chegarmos ao ônibus, encontramos o veículo superlotado de caronistas — pessoas que não são estudantes e que ocupam os assentos destinados exclusivamente a nós, estudantes. Além disso, muitos desses caronistas não têm o mínimo senso de respeito, permanecendo sentados enquanto os alunos, que têm o direito garantido de viajar sentados, são obrigados a viajar em pé.
Gostaríamos de lembrar que a Lei Municipal 920/2024 estabelece que o transporte escolar é de uso exclusivo dos alunos, visando a nossa segurança. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também garante a proteção integral de crianças e adolescentes, o que inclui a segurança durante o transporte escolar.
Temos vários relatos de situações constrangedoras vivenciadas por estudantes:
Quando algum aluno reivindica seu direito de viajar sentado, é tratado com arrogância e desrespeito por alguns caronistas.
Há relatos de pessoas bêbadas sendo transportadas no ônibus escolar, o que é inadmissível. Essas pessoas têm assediado alunas com palavras de baixo calão e atitudes inapropriadas, causando constrangimento e medo às meninas que dependem do transporte.
Isso é uma vergonha! Estamos perdendo nossos direitos por falta de providências das autoridades responsáveis. E não venham dizer que não estão cientes desses acontecimentos, pois essas situações já foram comunicadas diversas vezes. A sensação que temos é de descaso.
Infelizmente, parece que só irão tomar uma atitude quando algo grave acontecer — e aí pode ser tarde demais. Por isso, venho aqui dar VOZ àqueles que têm vergonha ou medo de expor essas situações. Nós exigimos respeito, segurança e o cumprimento das leis que nos protegem!