Os prefeitos de Ouricuri, no sertão do Araripe pernambucano, e de Juazeiro, na região Norte baiana, foram eleitos em outubro de 2024 para governar seus respectivos municípios até 31 de dezembro de 2028. No entanto, ambos já adotaram posturas idênticas administrativamente falando, uma vez que os dois gestores têm os mesmos objetivos.
Os eleitores desses dois importantes municípios não costumam dar uma segunda chance ao prefeito que errar na condução dos trabalhos. Para ser reeleito, é preciso mostrar qualidades administrativas e provar que pode continuar no cargo por mais 4 anos. Até então, desde que a reeleição foi instituída no Brasil, apenas 1 prefeito foi reeleito em cada município.
Isaac Carvalho foi eleito prefeito de Juazeiro em 2008 e reeleito em 2012. Para completar sua capacidade de liderança e confiabilidade perante o eleitorado juazeirense, o prefeito que entrou para a história sendo o primeiro a ser reeleito também foi o primeiro a fazer o sucessor. Isaac tem problemas na Justiça Eleitoral, todavia continua sendo a maior liderança política da região.
Já em Ouricuri, o ex-prefeito Ricardo Ramos tem três mandatos, sendo eleito em 2008 e perdendo em 2012 ao tentar a reeleição. Ele voltou a ser eleito prefeito de Ouricuri em 2016, sendo reeleito em 2020 com diferença de apenas 56 votos para o segundo colocado, que foi Victor Coelho. Ricardo não conseguiu fazer o sucessor, seu candidato perdeu para o atual prefeito Victor.
Tanto Victor em Ouricuri quanto Andrei em Juazeiro já enfrentam insatisfação por parte da população. No entanto, ainda é começo de gestão, tem muito tempo para recuperação. Victor quer se igualar a Ricardo em Ouricuri, Andrei a Isaac em Juazeiro. Vai depender da capacidade dos dois, lembrando que os eleitores desses municípios são cirúrgicos nas escolhas.