Assembleia Legislativa de Pernambuco celebra 190 anos em sessão solene

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta quarta-feira (2), uma sessão solene em comemoração aos 190 anos da Casa Joaquim Nabuco. O evento ocorreu no auditório Sérgio Guerra e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de apresentações culturais.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB); pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fausto Campos; pelo chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça, representando a governadora Raquel Lyra (PSD); pelo comandante do II COMAR, Marcello Lobão Schiavo; pelo general de Brigada, José Fernandes Carneiro; pelo conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE); pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; pela sub-defensora geral, representando a Defensoria Pública de Pernambuco; e pelo secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, representando o prefeito João Campos (PSB).

Durante a sessão, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, destacou a relevância histórica da Casa e a importância da atuação parlamentar ao longo dos anos. Em seu discurso, ressaltou a continuidade do trabalho realizado pelos deputados que o antecederam e mencionou nomes como Eriberto Medeiros, Romário Dias e Guilherme Uchoa.

“Estamos aqui, com os pés fincados no presente e tendo a honra de dar continuidade a esta história. Miramos o futuro, sem deixar de homenagear e reconhecer o legado dos inúmeros deputados e servidores que por aqui passaram e deram sua contribuição à Casa”, afirmou.

Porto também reforçou a importância do diálogo institucional entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, “sempre respeitando a autonomia de cada um”.

O líder da oposição na Alepe, Diogo Moraes (PSB), destacou a trajetória histórica do Parlamento estadual e sua atuação em momentos marcantes do Brasil.

“Ao longo destes 190 anos foram muitos os fatos históricos que marcaram este poder. A Alepe esteve presente em momentos desafiadores como a Revolução Praieira, de 1848. No plenário deste parlamento ecoaram algumas das mais fortes vozes que lutaram pelo fim da escravidão e que se insurgiram contra regimes de exceção como o Estado Novo e o golpe militar de 1964”, afirmou.

Representando a liderança do governo Raquel Lyra na Casa, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) destacou a relação do Legislativo com a população.

“Esta Casa sempre se colocou aberta ao povo. São 190 anos de luta pelo povo pernambucano, 190 anos de trabalho, dedicação, exemplo e zelo pelo povo de Pernambuco. Parabéns à Casa e ao povo do Estado, que coloca os melhores homens e mulheres neste parlamento”, disse.

A programação da solenidade incluiu o lançamento da nova marca da Alepe, inspirada na “força do povo pernambucano e na arte popular”. Também foi exibido um vídeo institucional produzido pela Superintendência de Comunicação, destacando as atividades do Parlamento e suas iniciativas sociais.

Na parte cultural, o maestro e violonista Cláudio Almeida foi responsável pela execução dos hinos Nacional e de Pernambuco, enquanto os cantores Petrúcio Amorim e Maciel Melo se apresentaram, assim como o Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, que interpretou um repertório com ritmos regionais.

Verifique também

Bolsonaro será transferido para Brasília após melhora no quadro abdominal, mas segue sem previsão de alta

Após apresentar obstrução intestinal durante agenda no Rio Grande do Norte, ex-presidente teve redução da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online