Teatro Indígena em Cena: A Força da Cultura Pankararu

Hoje, segunda-feira,  dia 17 de março, a partir das 17h, a Praça da Igreja de Santo Antônio, na Aldeia Brejo dos Padres, em Tacaratu-PE, será palco de um evento cultural marcante: a 2ª Mostra Pedagógica da Oficina Teatro Pankararu.

Essa mostra é resultado da Oficina Teatro Pankararu – Corpo e Território 2 Edição, que foi ministrada pelo artista indígena Fykyá Pankararu ao longo de três meses de intensas trocas e aprendizados. Durante esse período, os participantes exploraram técnicas de movimento corporal, ritmo, energia e criação de figurinos, tudo isso inspirado na memória do corpo e do território Pankararu. Este projeto só foi possível graças ao edital FUNCULTURA GERAL 2023/2024. Para Fykyá Pankararu, idealizador, oficineiro e diretor do espetáculo “Entre a Vida e a Morte”, o processo de construção artística foi uma experiência poderosa e significativa:

“É importante para que nós reconectemos a nossa história, podendo unir conhecimentos ancestrais e contemporâneos para dizer quem somos, refletir questões étnicas, conhecer mais sobre nosso corpo e espaço, além de nos desenvolvermos enquanto protagonistas de uma história criada por nós. A oficina permite a todos essa viagem entre as histórias, nos conectando e fortalecendo nossa essência.”

O evento apresentará dois espetáculos que celebram a memória, a cultura e a força do povo Pankararu. O público poderá conferir a peça “Entre a Vida e a Morte”, resultado da oficina de teatro realizada com a comunidade, e o espetáculo “Conversa das Comadres”, do Grupo Coco das Antigas, uma apresentação viabilizada através do Prêmio Funarte 2023/2024. Acompanhe tudo pelo instagram @rama.producoes ( https://www.instagram.com/rama.producoes/ )

O produtor executivo e também idealizador do projeto, Jackson Vicente, destaca o impacto cultural e social da iniciativa:

“A Oficina de Teatro Pankararu vai além de um projeto, é um resgate à ancestralidade, onde se valoriza o poder da memória e a importância do território como parte do corpo e da cultura! Foi nesse projeto que acreditei ainda mais que existem outras formas de fazer teatro, de fazer arte. É belíssimo!”

O projeto cumpre seu principal objetivo de relembrar e preservar as memórias e histórias dos ancestrais, promovendo a criação e fruição de um espetáculo teatral desenvolvido durante os encontros. As oficinas foram um espaço potente de troca e aprendizado, onde foi possível construir um teatro que nasce das manifestações culturais do povo Pankararu, resultando na criação de um repertório corporal e cênico inspirado nas tradições e na sabedoria indígena  desse território. Essa vivência reafirmou a força da arte como ferramenta de resistência, identidade e conexão com a ancestralidade.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online