SEAP/PE e Defesa Social seguem com a emissão de carteiras de identidade nacional nas unidades prisionais em todo o Estado

Três unidades prisionais já realizaram a entrega do documento a 100% dos apenados

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) – por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) – realizou, nesta quinta-feira (13.03), a emissão e entrega de carteiras de identidade nacional (CIN) para os reeducandos do Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

A iniciativa, que teve início no ano passado, objetiva possibilitar a reinserção da pessoa presa na sociedade e no mercado de trabalho. A nova carteira funciona como porta de entrada para serviços públicos, benefícios sociais e processos de empregabilidade. Nesta semana, foram entregues no Cotel cerca de 40 carteiras, além de 50 certidões de nascimento na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), um dos documentos previamente exigidos para a emissão do RG nacional.

As novas carteiras de identidade nacional estão chegando às pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e Interior do estado. É uma ação de cidadania que faz parte do Juntos pela Segurança e temos a meta de alcançar todos os presos(as) do sistema prisional“, afirmou o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales. Em 2024, foram emitidas 1.058 carteiras nacionais, beneficiando 100% dos presos do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA) e Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB).

Para obter o RG nacional são necessários: certidão de nascimento ou casamento (original ou xerox) – com conferência e assinatura de servidor – comprovante de regularização do CPF e dados cadastrais do IITB. A iniciativa conta com o apoio da Defensoria Pública de Pernambuco e da Receita Federal.

Fotos: Divulgação/SEAP

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online