Trup Errante chega a Santa Maria da Boa Vista em turnê com o espetáculo infantil “Estelita – Entre Fadas e Outros Bichos”

Essa é a segunda e última fase da circulação que percorrerá comunidades quilombolas do sertão com sessões do espetáculo e oficinas de teatro gratuitas

A Trup Errante – grupo teatral de Petrolina com quase duas décadas de trajetória – chegará à Comunidade Quilombola do Serrote, no município pernambucano de Santa Maria da Boa Vista, com apresentação gratuita do espetáculo ‘Estelita – Entre Fadas e Outros Bichos’. Marcada para este sábado (15), às 10h, a sessão integra a segunda fase do projeto de circulação pelo interior do estado e contará, também, com oficina de iniciação teatral para os moradores. Financiado pelo Funcultura, o circuito reforça a conexão da Trup com o sertão, promovendo o encontro entre histórias e diferentes públicos.

Inspirado no conto infantil ‘Estelita’, presente no livro Entre Fadas e Outros Bichos, da escritora Thalynni Lavor, o espetáculo conta a história de uma formiga sonhadora, que deseja ser e viver várias outras histórias ao explorar novos mundos. De forma leve e divertida, Estelita se transforma em abelha, chuva, rio, mas também descobre o valor de ser quem ela realmente é.

A jornada de Estelita é contada de forma lúdica pela personagem Jerimum, interpretada pela atriz e arte-educadora Raphaela de Paula, que também assina a adaptação e direção da obra. O espetáculo aborda temas como perseverança, identidade e respeito às diferenças, convidando espectadores de todas as idades, com leveza e humor, a refletirem sobre as suas próprias trajetórias.

Com uma proposta cenográfica minimalista e formato compacto, o espetáculo foi concebido para se adaptar a diferentes espaços, permitindo apresentações em contextos diversos. Na primeira fase do projeto de circulação, ‘Estelita’ passou por Arcoverde e Ingazeiras, também no sertão de Pernambuco. Após a passagem por Santa Maria da Boa Vista, o grupo seguirá para Lagoa Grande, na Comunidade Quilombola do Lambedor, onde encerrará o circuito.

Chegar ao segundo ciclo dessa jornada em comunidades locais, pontua Raphaela de Paula, é formar pontes que democratizam o acesso à cultura. “Isso fortalece a identidade e incentiva reflexões. Já as oficinas permitem aprendizado, troca entre artistas de teatro e iniciantes nesse meio, o que para nós é incentivar o sentimento de pertencimento e fortalecer a cena da região”, explica.

Além da sessão, a circulação inclui oficinas de iniciação teatral gratuitas conduzidas pela própria Trup Errante em todas as cidades visitadas, ampliando o acesso e proporcionando ao público presente uma experiência enriquecedora com o universo do teatro. O espetáculo contará com a presença de intérpretes de Libras, proporcionando acessibilidade e garantindo a inclusão para todos os públicos.

A realização dessa circulação tem financiamento do Fundo Pernambucano de Cultura, no edital Funcultura Geral 2022/2023, destacando a relevância do incentivo público para iniciativas que expandem o acesso ao teatro e fortalecem a difusão cultural nas regiões do interior pernambucano.

SERVIÇO:
Estelita – Entre Fadas e Outros Bichos
DATA: 15/02/2025
LOCAL: Comunidade Quilombola do Serrote, Santa Maria da Boa Vista (PE)
HORÁRIO DO ESPETÁCULO: às 10h
Gratuito

Por: Mayane Santos – Jornalista (DRT 0006205/BA)

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online