Cerca de 50 mulheres das cidades de Araripina e Ouricuri, no sertão do Araripe, provaram que lugar de mulher é onde ela quiser. Em uma parceria entre o SENAI Pernambuco e a Compesa, elas concluíram o curso de Encanadora e Instaladora Predial, um segmento tradicionalmente ocupado por homens e que, aos poucos, está se adaptando às novas realidades.
O objetivo do curso foi capacitar mulheres para atuar na instalação, manutenção e reparo de sistemas hidráulicos em edifícios residenciais, comerciais e industriais. O curso foi realizado em Araripina entre os meses de agosto a outubro, e em Ouricuri, de outubro até dezembro do ano passado.
De acordo com o gerente escolar do SENAI Araripina, Josemberg Laurentino, a qualificação técnica em parceria com a Compesa, abre novas oportunidades de emprego e contribui para a equidade de gênero no mercado de trabalho. “O curso foi um sucesso não somente pela louvável iniciativa da Compesa que procurou o SENAI para executar as capacitações, mas também porque deu oportunidade para as mulheres ingressarem em um mercado, até então, pouco explorado por elas e que existe uma enorme demanda de trabalho. Desejamos sucesso na nova trajetória profissional”, afirmou.
O curso de qualificação de Encanadora e Instaladora Predial formou 26 mulheres na cidade de Araripina e 28 na cidade de Ouricuri com uma duração de 160 horas. As cerimônias de conclusão com a entrega dos certificados aconteceram no dia 17 de janeiro em Ouricuri e no dia 30 de janeiro em Araripina com a presença das formadas, professores e representantes do SENAI e Compesa.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.