Nos últimos dias, as precipitações voltaram a preocupar os viticultores do Vale do São Francisco (PE/BA). As chuvas intensas, principalmente na madrugada da última quinta-feira (30/01), causaram muitos problemas em toda a região.
Ainda é cedo para contabilizar a extensão dos danos causados, mas alguns colaboradores consultados pelo Hortifrúti/Cepea relatam perdas produtivas que podem chegar a pelo menos 30% dos seus parreirais. Produtores citaram, ainda, dificuldades na colheita da fruta no período.
Assim, a oferta recuou nesta semana (27 a 31/01), sustentando bons preços, mas somente para agentes que possuíam uvas de boa qualidade. O valor médio de comercialização da branca sem semente embalada Cat 1 foi de R$ 14,75/kg (-1) e da BRS vitória na mesma categoria de R$ 9,70/kg (+2,5). Problemas de qualidade continuam sendo verificados e podem permanecer pelas próximas semanas, caso a intensidade de chuvas permaneça.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas podem continuar ocorrendo no sertão até meados da próxima semana, o que preocupa agentes do setor quanto à novas perdas em qualidade e em produtividade.
Fonte: hfbrasil.org.br