Juntos pela Cidadania: SCJ-PE oferece emissão de ID Jovem e orientação sobre direitos básicos às juventudes de Petrolina

Adolescentes e jovens petrolinenses foram beneficiados por ações promovidas pela Secretaria da Criança e Juventude (SCJ-PE) durante o evento “Juntos pela Cidadania”, realizado nos dias 14 e 16 de janeiro. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência em parceria com diversas secretarias estaduais, teve como principal objetivo ampliar o acesso à cidadania e garantir direitos à juventude do município.

Durante os dois dias de atividades, a SCJ-PE ofereceu orientações sobre o programa ID Jovem para cerca de 380 cidadãos, dentre eles adolescentes e jovens entre 15 a 29 anos, que puderam emitir o documento e garantir acesso a uma série de benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, viagens gratuitas e descontos em transporte interestadual. Os participantes também tiveram acesso ao Co.liga, uma plataforma gamificada de aprendizado com emissão de certificados, além de receber informações detalhadas sobre o Estatuto da Juventude, reforçando a importância de conhecer mais sobre os direitos dessa faixa etária e suas garantias legais.

De forma totalmente gratuita, a população ainda teve acesso à serviços de emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito) e RG; orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; distribuição de preservativos (femininos e masculinos); palestras informativas sobre violência contra as mulheres; inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; serviços de saúde, castração de gatos e cães, entre outros.

A secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, ressaltou o impacto estratégico da ação: “Garantir o acesso ao programa ID Jovem é uma forma de efetivar políticas públicas que ampliam a mobilidade social e cultural da juventude. Esses benefícios, como a meia-entrada e o transporte interestadual, são ferramentas concretas para reduzir desigualdades e promover mais cidadania para esse público. Além disso, a disseminação de informações sobre o Estatuto da Juventude fortalece a conscientização sobre direitos fundamentais, especialmente em territórios onde o acesso a esses serviços ainda é limitado.”

Os interessados em emitir a ID Jovem podem acessar o site oficial (www.idjovem.juventude.gov.br) ou o aplicativo do programa, preenchendo os dados pessoais e inserindo o NIS (Número de Identificação Social). O documento é válido em todo o Brasil.

Fotos: Luana Guedes

Verifique também

Operação contra furto de água recupera 60 litros por segundo da Adutora do Sertão

Após cinco dias de uma operação policial de combate ao furto de água na Adutora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online