Na verdade João Paulo foi quem deu ao PT de Pernambuco a condição de entrar nas importantes decisões politica do estado, isso a partir do ano de 2000 quando venceu a disputa contra Roberto Magalhães pela prefeitura do Recife
O ex-prefeito do Recife e atual deputado estadual, João Paulo, tem nome ventilado para assumir a secretaria de educação do estado de Pernambuco. O mesmo já sinalizou que deseja participar efetivamente no governo de Raquel, no entanto, João enfrenta resistência dentro do próprio partido.
Para o deputado estadual João Paulo assumir a titularidade da pasta de educação, o PT vai ter que retirar decisão anteriormente anunciada. No inicio da legislatura o PT anunciou oposição ao governo de Raquel, em discursões de matérias na Assembleia Legislativa.
É o PT de Pernambuco distante do próprio PT, na oposição tem companheiros no governo. “Agora que tem a oportunidade de independência politica fazendo parte do governo, tem que se reunir para anunciar a retirada daquilo que foi decido em reunião anterior.” Entenda se quiser!
No governo de Raquel o PT tem a ex-deputada estadual Dulcicleide Amorim na assessoria espacial do gabinete da governadora, tem ainda Maurício de Josué, como diretor-geral do Prorural. João Paulo pode ter companheiros, que não são tão companheiros assim.