Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na terça-feira (17), edital de concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a contratação de 250 peritos médicos federais.
Para Pernambuco, há 20 vagas, sendo 14 de ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência e cinco para pessoas pretas e pardas.
A remuneração inicial é de R$ 14.166,99, com carga horária semanal de 40 horas de trabalho.
O edital obriga que os candidatos tenham nível superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina.
As inscrições para as provas custam R$ 120 e serão feitas por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do concurso, entre 23 de dezembro e 9 de janeiro.
As provas objetivas serão aplicadas em 16 de fevereiro no Recife e nas demais 26 capitais.
O exame terá um total de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.
Na prova de conhecimentos gerais, haverá conteúdos de Língua Portuguesa; Ética no Serviço Público; Noções de Legislação Constitucional; Noções de Legislação Administrativa; e Noções de Informática.
Já na prova de conhecimentos específicos, serão aplicadas questões de Medicina Geral; Medicina do Trabalho; Direito do Trabalho; Noções de Legislação Previdenciária; Legislação referente ao SUS; e Legislação de Assistência Social.
Para cada localidade de vaga e sistema de concorrência, serão convocados para a avaliação de títulos, outra etapa do processo seletivo, os candidatos aprovados e mais bem classificados nas provas objetivas, até quantitativos especificados no edital.