Nesta quinta-feira (12), o prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, se reuniu com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de intervenções essenciais que transformarão a realidade do município e de toda a região.
Na pauta, discutiram as intervenções dos riachos e canais da cidade e sobre o projeto do Canal do Sertão Baiano, onde foi anunciado que a 1ª etapa dessa importante obra de infraestrutura hídrica foi licitada, e a previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2025.
Com investimento de R$ 119 milhões pela CODEVASF, a primeira etapa do Canal do Sertão contemplará 10,6 km de um total de 317 km de extensão. Essa obra promete transformar a vida de mais de 1,2 milhão de pessoas, abrangendo 44 municípios localizados nas bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe/Paraguaçu, Tourão, Vaza-Barris e Salitre. Esses locais passarão a receber água do rio São Francisco, assegurando o abastecimento humano e animal, regulando reservatórios ao longo do trajeto e fortalecendo cadeias produtivas locais.
“É o início de uma transformação que vai impactar positivamente gerações, trazendo desenvolvimento econômico, segurança hídrica e melhor qualidade de vida”, celebrou Andrei.
Ele enfatizou ainda a importância da parceria com o governo federal para viabilizar os avanços necessários para o município. “Juazeiro pode contar com meu compromisso e trabalho incansável. Ter o apoio do presidente Lula e do Ministro Rui Costa reforça que estamos no caminho certo. O futuro de Juazeiro está sendo construído com seriedade e dedicação”, afirmou o prefeito eleito.
O ministro Rui Costa destacou a relevância da obra e aproveitou para agradecer ao povo de Juazeiro pela confiança depositada no projeto político liderado por Andrei. “Essa é uma vitória coletiva, que reflete o compromisso deste governo com a população do Sertão Baiano. Quero agradecer ao povo de Juazeiro por acreditar nessa caminhada e reafirmar que estamos juntos para avançar. Em janeiro ou fevereiro, estarei na cidade para dar a ordem de serviço dessa obra e discutir outros projetos essenciais”, garantiu o ministro.
O Canal do Sertão, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do Brasil, também trará impactos diretos na geração de empregos, promovendo desenvolvimento socioeconômico para uma região historicamente marcada pela escassez de água. Para a população do Salitre em Juazeiro, que convive há anos com os desafios hídricos, a concretização desse projeto simboliza esperança e mudanças reais.