O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de fato vira as costas para as famílias de trabalhadores rurais dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica. Mais uma vez o fornecimento de energia elétrica foi interrompido no Projeto Zé Preá (Brígida), no município de Orocó.
A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Pernambuco (Neoenergia), vem há anos tentando uma negociação com o Governo Federal para que os débitos junto a empresa sejam quitados. Todavia, até essa data não há uma solução definitiva para o impasse.
Devido a inadimplência por parte do Governo do presidente Lula, as famílias de 2 Perímetros Irrigados estão prejudicadas. A Neoenergia interrompeu o fornecimento de energia elétrica dos Projetos Zé Preá (Brígida) em Orocó e Icó-Mandantes em Petrolândia e ainda em Belém do São Francisco.
A Neoenergia enviou nota oficial para o Blog do Didi Galvão, onde esclarece sobre a interrupção do fornecimento de energia nessas áreas. Leia a seguir a íntegra da nota enviada pela concessionária de energia elétrica, onde manifesta solidariedade as famílias de agricultores.
“COMUNICADO À IMPRENSA
A Neoenergia Pernambuco informa que, frustradas diversas tentativas de negociação de débitos com a Codevasf, executou, na tarde desta segunda-feira (9), a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência em unidades consumidoras da companhia no Sertão do São Francisco.
A medida foi o último recurso adotado pela distribuidora, após esgotados todos os prazos e tratativas administrativas previstas. A Neoenergia, solidária aos produtores rurais afetados, reitera a disposição para a retomada do diálogo com o órgão público e se compromete em religar, imediatamente, as unidades após a quitação das faturas em aberto.
Neoenergia – Pernambuco, 09-12-2024”