A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Recife (PE), contabiliza, durante o mês de novembro, a entrega de 47 máquinas e equipamentos para Prefeituras Municipais e à Associações de produtores rurais em Pernambuco. No total, foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões – recursos investidos oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. O maquinário é voltado para ações de desenvolvimento regional em diversos municípios do estado.
Foram entregues 15 tratores agrícolas, sendo um de 110 cv e 14 de 75 cv; 11 grades aradoras; quatro arados reversíveis, além de 10 carretas agrícolas; duas ordenhadeiras mecânicas; três retroescavadeiras; um caminhão pipa e um caminhão basculante.
Os beneficiários foram a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Caibrós, situada em Bom Conselho, e as Prefeituras Municipais de Aliança, Angelim, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camutanga, Catende, Goiana, Iati, Itaquitinga, João Alfredo, Lagoa do Ouro, Sairé, São Caitano e São João.
Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. “Com a mecanização, podemos levar mais desenvolvimento, renda e produção agrícola”, pontuou.
Na avaliação da prefeita de Camutanga, Thallita Fonseca, o repasse de equipamentos representa uma importante melhoria para o município. “Com a união das esferas municipal e federal, podemos levar mais desenvolvimento para nossa população”, ressaltou. A Prefeitura Municipal de Camutanga foi atendida com trator e grade aradora.
Missão
A Codevasf tem como missão institucional promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para redução das desigualdades.
Buscando atingir parte desses objetivos, a Codevasf investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.
São entregues retroescavadeiras, tratores, caçambas, motoniveladoras, caixas d´água, kits de irrigação, equipamentos apícolas, kit produtivos, dentre outros, que são destinados ao incremento da produção local.
Assessoria de Comunicação da Codevasf