Nomes de políticos petrolinenses no pleito eleitoral de 2026

Petrolina na região do São Francisco tem o maior colégio eleitoral do sertão e 3º de todo estado de Pernambuco, com mais de 200 mil eleitores poderia sair do pleito de 2026 com no mínimo 3 deputados federais e 5 estaduais eleitos. Algo parecido aconteceu em 1998 quando o município tinha apenas 112 mil eleitores, naquele ano foram eleitos 3 deputados federais: Osvaldo Coelho, Gonzaga Patriota e Clementino Coelho. Já para a Assembleia Legislativa foram eleitos 4 deputados estaduais: Geraldo Coelho, Diniz Cavalcanti, Ranilson Ramos e Ciro Coelho. Atualmente Petrolina tem 2 deputados federais, apenas 1 representante na Assembleia Legislativa.

Diante dessa visível escassez de representatividade na politica nacional e estadual, as lideranças politica de Petrolina já começaram a traçar planos para o pleito eleitoral de 2026. Levando em consideração o resultado das urnas de 2024, já tem nomes sendo ventilado como possível candidato a uma vaga na Alepe. Julio Lossio Filho deve ser candidato mais uma vez, já Odacy Amorim pode tentar retornar ao mandato de deputado estadual. No campo das novidades tem os vereadores, Gilmar Santos (PT), Ronaldo Silva (PSDB) e Dhiego Serra (PL). Ainda o ex-candidato a vice-prefeito, atual vereador Elismar Gonçalves e a ex-candidata a prefeita, Lara Cavalcanti.

Os partidos do ex-presidente Bolsonaro e do atual presidente Lula, tiveram desempenho nas urnas que pode ser considerados desastrosos no ponto de vista do quantitativo de votos. Para sermos mais preciso o prefeito reeleito Simão Durando (UB) teve 107.806 votos, o segundo colocado foi Julio Lossio (PSDB), esse saiu das urnas com 52.224 votos, Lara Cavalcanti (PL) ficou com 10.757 votos, a 3ª maior votação e Odacy Amorim (PT) com a 4ª que foi 10.373 votos. A soma dos votos de Lara e Odacy chega a 21.130 votos, menos da metade do quantitativo de votos obtidos pelo 2º colocado no pleito. Uma pergunta está no ar: Lara ou Dhiego Serra? Odacy ou Gilmar Santos?

União Brasil do prefeito reeleito Simão Durando, não terá dificuldade para garantir a reeleição dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho. Já o PSB do prefeito do Recife João Campos que deve apostar mais uma vez nos nomes de Lucas Ramos e Gonzaga Patriota para a câmara dos deputados, pode ter resultados não estejam dentro dos planos dos lideres da legenda. O bloco politico da governadora Raquel Lyra, pode entrar na disputa com as candidaturas de Elismar Gonçalves, Ronaldo Silva e Julio Lossio Filho para a Alepe. Enquanto isso os partidos de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), vão ter que rever planos para chegar em 2026 com nomes competitivos.

Verifique também

O futuro dos ex-presidentes do Brasil

Desde que o Brasil foi redemocratizado, tivemos os governos de José Sarney, Fernando Collor de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online