O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu que Bezerros, no Agreste pernambucano, é o maior produtor de tomate de Pernambuco. Os dados de produção agrícola são referentes ao levantamento de 2023. De acordo com o instituto, o município tem uma produção estimada em 39.600 toneladas de tomate, ficando em primeiro lugar no ranking de produção. Em seguida, estão as cidades de São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix, Lagoa Grande e Sairé.
Em 2020, a cidade ocupava a 9ª posição no ranking pernambucano, com 3.600 toneladas de produção de tomate, e a 309ª colocação no país. Ou seja, nos últimos três anos, houve um crescimento de 36 toneladas, graças ao incentivo e apoio das equipes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, com assistência técnica rural e orientação de plantio e manejo sustentável.
Ainda segundo os dados do IBGE, o município figura entre os 20 maiores produtores do Brasil (19ª posição) e o 2º do Nordeste, ficando atrás apenas de Ibicoara, na Bahia. A área plantada é de aproximadamente 550 hectares. Bezerros também produz fava (2º colocado no estado e 11º no Brasil), batata doce (10º colocado em Pernambuco), feijão (27º colocado em Pernambuco), mandioca, milho (32º colocação no estado), maracujá (16º colocado no estado) e goiaba (18º colocado no estado).
Texto: Gabriel Galvão