SCJ-PE homenageia conselheiros tutelares em evento no Recife

Conselheiros e conselheiras tutelares de todo o estado se reuniram nesta sexta-feira (22), no auditório do Centro de Artesanato, no bairro do Recife, para receber uma homenagem da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE). Por meio da sua Coordenação Estadual do SIPIA-CT, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pasta celebrou de forma alusiva o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, comemorado no último dia 18, e entregou certificados de reconhecimento aos municípios que registraram o preenchimento integral da ferramenta nos últimos meses.

Os municípios certificados com o reconhecimento do processo de utilização do SIPIA-CT foram: Jurema, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Recife.  A secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, abriu oficialmente o evento, que contou com representantes de municípios como Ipojuca, Serra Talhada, Palmares, Poção, Jaqueira, Maraial, Frei Miguelinho, Aliança, Bom Jardim e Passira, entre outros. “É um prazer reconhecer o trabalho desses profissionais, que são responsáveis pela defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes do nosso estado, sempre em busca de preservar a dignidade desses públicos seja no ambiente familiar, escolar ou social”, afirmou a secretária.

Silvinha Ribeiro, conselheira tutelar de Riacho das Almas, frisou que o trabalho dos profissionais nem sempre são reconhecidos como deveriam e que o evento foi uma ótima oportunidade de valorizar e animar os conselheiros e conselheiras. “Agradeço muito a Deus pela oportunidade de poder exercer essa missão que é muito árdua, porém muito gratificante também, pois me permite zelar pelas crianças e adolescentes , buscando promover o desenvolvimento saudável e seguro também das futuras gerações” pontuou Silvinha.

Também prestigiaram e compuseram o ato de abertura do evento, o secretário executivo da Criança e Juventude, Pedro Ribeiro; a superintendente de Políticas para as Infâncias, Josiane Silva; a coordenadora estadual do SIPIA-CT, Renata Marinho, a representante de Pernambuco no Fórum Nacional de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares, Rondiléia Santos; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), Glaucia Andrade; o coordenador Pedagógico da Escola de Conselhos de Pernambuco, Anderson Silva; e o conselheiro Tutelar do município de Jaboatão dos Guararapes, André José Barbosa.

SIPIA-CT: Atualmente, há pelo menos 216 Conselhos Tutelares espalhados pelo estado de Pernambuco. Seus representantes têm o dever de atuar diretamente na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, garantindo que suas necessidades sejam atendidas e suas condições de vida protegidas. O SIPIA-CT tem como atribuições mediar e promover a comunicação integrada dos órgãos, além de acompanhar, monitorar, avaliar e reportar às autoridades competentes o nível de adesão e o uso continuado do SIPIA. Sob a coordenação da SCJ-PE, o uso da ferramenta de notificação se expandiu consideravelmente em todo o estado. Em 2021, apenas 12 municípios utilizavam o recurso. Hoje esse número cresceu para 107, mostrando um avanço significativo na adoção dessa tecnologia e um fortalecimento da rede de monitoramento e resposta nas cidades.

Fotos: Luana Guedes/SCJ-PE

Verifique também

Em Pernambuco, duas cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online