Representantes eleitos serão a ponte entre as políticas públicas desenvolvidas em Pernambuco e a sociedade; inscrições podem ser feitas até 18/11
O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (CESPDS-PE) está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas em sua composição para o biênio 2025/2026.
As inscrições podem ser feitas até 18/11. A busca é por entidades da sociedade civil organizada com atuação ou pesquisa na área e mais uma destinada a profissionais de segurança pública. Das vagas para organizações da sociedade civil, duas são para a RMR, duas para o Agreste, duas para Zona da Mata e duas para o Sertão.
As entidades interessadas podem fazer a inscrição até o dia 18 de novembro, protocolando fisicamente na sede da SDS, em Santo Amaro, ou encaminhando documentação para os e-mails eleicao1.cespds@sds.pe.gov.br (no caso de entidades da sociedade civil organizada) ou eleicao2.cespds@sds.pe.gov.br (para entidades de profissionais de segurança pública).
Caberá aos conselheiros eleitos aproximar, o grupo que representam, das decisões e iniciativas do governo. Também é missão levar demandas, opiniões e ideias para discussão colegiada da Segurança Pública em Pernambuco.
Os conselheiros podem, ainda, propor, analisar e participar da definição de políticas públicas na área da Segurança, acompanhando e fiscalizando o desenvolvimento das políticas desenvolvidas no Estado.
O resultado final do processo, assim como a homologação, será publicado no dia 24 de janeiro de 2025.
Sua participação é fundamental no processo de construção da segurança pública em Pernambuco!
Sobre o Conselho
O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco é um órgão colegiado permanente que faz parte da estrutura estratégica de governança do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Entre seus objetivos estão o fortalecimento do controle social e a fiscalização da efetividade das políticas públicas de Segurança e Defesa Social em Pernambuco.
O CESPDS-PE tem competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social e é composto por membros titulares e suplentes.
É presidido pelo Secretário de Defesa Social e tem, entre os componentes, o comandante geral da Polícia Militar, o delegado geral da Polícia Civil, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar.
Outras secretarias estaduais, órgãos do Poder Judiciário e membros da sociedade civil organizada também têm cadeiras para seus respectivos representantes.
Ascom SDS/PE