Competição acontece de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, Paraíba
Na manhã desta terça-feira (12), parte da delegação de Pernambuco embarcou, às 10h do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, rumo a João Pessoa, para disputar os Jogos da Juventude 2024. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento reúne mais de 4 mil atletas-estudantes de todo o país, entre 13 e 17 anos, em 18 modalidades olímpicas. Pernambuco será representado por 209 integrantes, incluindo atletas, técnicos e dirigentes.
O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o valor educacional dos Jogos: “Após os Jogos Escolares Brasileiros, realizados aqui no nosso estado, estaremos agora bem próximos, na Paraíba. Certamente muito bem preparados, com atletas que vêm de títulos dos Jogos Escolares de Pernambuco e que vão representar nosso estado brilhantemente. Ressaltando sempre que, por se tratar de uma competição escolar, o resultado é relevante, até para o desenvolvimento do atleta, mas, sem dúvida, o aspecto educacional é uma questão extremamente importante nesse processo”, declarou o secretário.
Pernambuco estará representado em todas as modalidades disputadas nos Jogos. A delegação inclui 171 atletas, de 15 a 17 anos, sendo 87 meninas e 84 meninos, que competirão nas modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, voleibol de praia, voleibol e wrestling.
Nesta primeira fase de competições, que começa nesta quarta-feira (13) e segue até sábado (16), serão disputadas sete modalidades: badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.
Uma das atletas que integra a delegação é Lorena Baracho, judoca na categoria meio-pesado. Com apenas 14 anos, Lorena conquistou a medalha de prata na Série Prata dos Jogos Escolares Brasileiros 2024 (JEBs Sub-14), realizados no Recife. Aluna do Colégio Santa Emília, ela competiu nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) nas categorias de 12 a 14 e de 14 a 16 anos, vencendo ambas e garantindo vaga nas principais competições nacionais estudantis. “Consegui me classificar para os Jogos da Juventude após três anos de JEBs, sendo a única atleta de Pernambuco a garantir vaga para os dois campeonatos. Estou muito feliz e ansiosa por esses Jogos e espero que sejam tão especiais quanto os JEBs foram para mim”, celebrou a judoca.
“Particularmente, acho os JEBs e os Jogos da Juventude as melhores competições para um jovem atleta. Tem muita gente da nossa idade, áreas de convivência com jogos e brincadeiras, interações com pessoas de outros estados, e esportes diferentes que podemos conhecer. Estou treinando bastante para tentar trazer mais uma medalha e mais um bom resultado para o nosso estado”, completou a jovem atleta.
A Competição
Realizados anualmente pelo COB desde o ano 2000, em colaboração com as confederações esportivas, os Jogos da Juventude reúnem os melhores jovens atletas do Brasil. Esta competição multiesportiva desempenha um papel crucial na formação de atletas e profissionais do esporte, sendo uma excelente oportunidade para difundir valores olímpicos entre jovens e adultos de todo o país. Os Jogos são também essenciais na descoberta e desenvolvimento de talentos com potencial esportivo.
Em 2023, Pernambuco conquistou um grande resultado, encerrando a competição em 7º lugar no quadro geral de medalhas. Foram 26 conquistas, sendo nove medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze. Esse desempenho colocou o estado em 1º lugar entre as regiões Norte e Nordeste, garantindo vaga na 1ª divisão em todas as modalidades para 2024.
Fotos: Secretaria Executiva de Esportes