Quase 22% dos eleitores não compareceram para votar no 2º turno
Até o dia da diplomação de prefeitas e prefeitos eleitos este ano, a Justiça Eleitoral quer encontrar os principais motivos para o considerável número de eleitores que não foram votar nos dois turnos. É o que disse a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
Os números finais do TSE mostram que, no segundo turno desse domingo, das 33 milhões de pessoas que estavam aptas a votar, quase 30% não foram às urnas, o equivalente a quase 10 milhões de eleitores. O índice é ainda maior que no primeiro turno, dia 06 de outubro, quando quase 22% deixaram de votar.
A corte eleitoral vai fazer uma pesquisa com os tribunais regionais dos estados, para identificar os motivos e entender quais seriam as razões para as ausências. Depois do levantamento, a ministra disse que quer apresentar um relatório com os resultados, antes da diplomação dos candidatos eleitos, prevista para 19 em dezembro, conforme previsto no calendário eleitoral.
Durante o segundo turno, foram registrados 102 crimes eleitorais, de acordo com informações parciais enviados pelas secretarias de segurança pública dos estados, ao Ministério da Justiça. Também foi passado ao MJ o registro de 42 prisões, mas nenhuma era de candidatos.
Entre os crimes eleitorais, a maior parte foi de boca de urna, com 32 registros. Depois, 19 de propaganda eleitoral irregular; seguida de 14 compras de votos; além de outros registros em menor ocorrência.