Finalizada as apurações de segundo turno nas eleições de 2024 em Olinda e Paulista, Mirella (PSD) e Ramos (PSDB), ambos candidatos da governadora Raquel Lyra, foram eleitos prefeitos de seus respectivos municípios. Os resultados revelam a força da governadora que esteve pessoalmente empenhada nas campanhas, passo significativo no confronto direto com o prefeito do Recife João Campos, seu possível adversário em 2026.
Mirella venceu o pleito em Olinda derrotando o petista Vinicius Castello, que contou com apoio direto de João Campos nesse segundo turno das eleições. João Campos apostou todas as suas fichas no candidato do PT, o mesmo aconteceu com Raquel em defesa da candidata Mirella. Final Mirella com apoio de Raquel foi eleita com 51,38% do total de votos, já o petista Vinicius perdeu com apoio de João ficado com apenas 48,62% dos votos.
Além de ter perdido em Olinda, João amarga dupla derrota nessas eleições para Raquel. Seu partido o PSB que governou Pernambuco por 16 anos consecutivos, venceu em 31 municípios no primeiro turno das eleições deste ano. Mesmo número de prefeituras conquistadas pelo PSDB de Raquel Lyra, o desempate seria com o confronto direto de Ramos e Junior Matuto em Paulista. Não deu outra, Ramos do PSDB de Raquel venceu o pleito.
Raquel vence as duas prefeituras em disputa nesse segundo turno, Olinda com Mirella e Paulista com Ramos. Com a vitória de Ramos em Paulista, O PSDB de Raquel conquista 32 prefeituras no pleito eleitora deste ano, já o PSB de João Campos conquistou 31 prefeituras, inclusive a capital onde o próprio João foi reeleito em primeiro turno. Ou seja, agora é preparar os times de Raquel e João para o grande clássico de 2026.